Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Balanço - Maio/2021

 

Alô blogosfera,

Sigo observando a saga das criptomoedas e comendo pipoca. Mais mainstream que isso virou, impossível. Conheço gente que não manja nada de investimento e entrou no barco com o pouco dinheiro que tem, obviamente sem entender o que está fazendo. Eu como não entendi ainda, fico só olhando. Um amigo cético afirma que foi criada uma bolha diferente, que infla e desinfla mas não estoura. De qualquer forma, parece que o melhor da festa já foi. Ainda assim, acho que se cair mais 50% eu acabo entrando nem que seja com 50 reais. O que é uma queda de 50% pra algo já subiu uns 23456789% ?


Esse mês quem deu uma passada rápida por aqui foi a Muquirana, do blog Sempre Sábado, uma das minhas ídolas na blogosfera. Parece quando um super-herói aparece no filme do outro, os universos se misturando. Tomamos um café e falamos de família, viagens e outras bobagens. Muito legal !

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0%
Empacou !!!

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,5%
Tá bom.

Fundos: 0,9%
Foi bem. Enfim zerei posição no fundo Bahia Maraú. Um belo mico.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: 4,2%
Terceiro mês seguido de alta ! Enfim positivo com 3%, depois de estar -12%. Santa volatilidade, Batman ! 

FIIs: -1,8%; DY do mês ficou em 0,69% 
SPTW11 despencou 22% e enterrou a carteira. Só não foi pior porque já tinha desovado quase metade das cotas em abril.

EUR: -2%
Fiz várias remessas. Estou vendo se compro um imóvel ou invisto em fundos de índice. 

USD: -3%    
Dólar deu uma caída. Não se iludam com a aliviada no cambio porque ano que vem tem eleição e tudo pode acontecer. Não se esqueçam que na última rolou até facada em candidato.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,3%
Tá de bom tamanho.

Ótimo !

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,01%; no ano acumula 0,6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,2%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,1% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,27%; no ano 0,96%
IPCA: 0,83%; acumulando 3,22% no ano
Poupança: 0,16%; no ano 0,67%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,1% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Maio/2021 foi um mês onde entre mortos e feridos, ninguém se salvou ! A carteira empacou e levou outra surra da inflação. Que ano !

Próximos passos


Esse mês volto ao batente. Vai ser surreal. No momento a sensação é aquela do último dia de férias.

Nos investimentos não sei pra onde ir, tá tudo no topo e rendendo mixaria. Vou só continuar a troca de SPTW11 por outros FIIs menos ruins e rezar pra dar certo.

Bons investimentos a todos !

16 comentários:

  1. Fala Vagabundo.
    Vejo alguns componentes da Finansfera com investimentos pulverizados em várias ações, fundos, RF etc etc.
    Muitas vezes pra conseguir 1 ou 2% de lucro real. Nada contra, ano passado fiz muitas compra e vendas de ações, decidi ser mais ousado e arriscar, nunca havia me comportado assim com relação a finanças, entre em ações em 2019.
    E vou falar pra você, não valeu a pena... Claro que isso é o meu caso, não posso dizer como foi ou será pra outras pessoas.
    Mas pelo trabalho, dor de cabeça, possíveis prejuízos, exposição a conteúdo relacionado a ações e outros investimentos, vejo que nesse universo tem muito oba oba, muita gente se empolga num primeiro momento e mais na frente quando refletir ou fizer um balanço pode perceber que correu atrás do rabo.

    Acho que a pergunta que fiz vale pra outros investidores ou blogueiros aqui da Finansfera;
    Vale a pena tudo isso pra ganhar 1 ou 2% livres, ou em muitos casos fechar com prejuízo?

    No momento estou aguardando posicionado em apenas 1 ação, esperando que ela me retire do vermelho e me dê algum lucro, depois nem sei se continuo investindo em ações ou dou um tempo, ou mesmo para com isso de uma vez.
    Se a RF voltar a apresentar rendimento um pouco melhor com os aumentos de SELIC que devem vir, considero a possibilidade de voltar apenas a RF.

    No momento estou mais em busca de paz, do que de pseudo boas oportunidades de crescimento financeiro via alguns tipos de invesimentos, que podem sim trazer bons retornos, mas vejo que isso de fato acontece apenas com a minoria dos investidores.

    É isso, não entenda como crítica, apenas reflexão... E bom retorno a vida de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu frequentemente penso nisso: até onde se expor a risco e diversificar vale a pena, tanto quanto a rentabilidade quanto ao trabalho que dá gerenciar isso tudo. Obrigado pelo comentario !

      Excluir
    2. Compartilho do mesmo pensamento anon, inclusive já fiz um post no meu blog sobre isso.

      A realidade é nua e crua, históricamente o mercado te dará 6.5% ao ano descontando a inflação. Isso se você deixar seu dinheiro lá entre 5-20 anos, essa rentabilidade é garantida. Só que as pessoas acham que isso vem de graça.

      Para receber isso, você vai ter que aceitar que o mercado é volátil, que ele irá te levar ao inferno da incerteza quando cair. Que você provavelmente vai ficar pensando nele no seu trabalho quando cair 30% de uma vez.

      Por fim, digo que se o cara não está disposto a pagar esse preço, é melhor pular fora e focar no seu trabalho. Investir no seu empreendimento ou no caso se for funcionario publico, investir em titulos. Que te darão hoje seus 4-5% a.a descontado inflação.

      Excluir
  2. Mais um encontro FIRE rolou? Eita que esse povo tá saindo realmente da toca!! É isso aí hahaha

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, daqui a pouco todo mundo se conhece mesmo que seja através de um terceiro, um elo de ligacao entre os mundos. abs

      Excluir
  3. O Bitcoin é bem isso aí que você falou, eu particularmente enxergo ele apenas com uma modinha passageira e que o papinho "moeda fora do governo" é um piada, tendo em vista que basta os governos tomarem uma atitude impedindo sua utilização e perseguindo essas empresas que fazem a gestão de criptomoedas que a festa acaba rapidinho.

    O dólar cotado em R$ 5,10 no momento em que escrevo esse post, francamente alguém acredita nisso como um sinal de novos tempos? Espere só 2022...

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma teoria para sobrevivencia do BTC em caso de proibicao é que as pessoas tendem a circular a moeda ruim (dolar, euro, real) e guardar a boa (BTC, ouro). Aí só o tempo dirá. E dólar "barato" agora é oportunidade de compra. 2022 tudo pode acontecer, veja 2018 onde até facada em candidato rolou. abs

      Excluir
    2. O problema q todo mundo espera que 2022 o dolar suba pra caralho e qdo é assim acontece o contrario. Espero que nao mas acho q dolar vem a 4, ai envio tudo pro exterior de vez

      Excluir
    3. nossa, se vier a 4 eu até pego empréstimo pra comprar

      Excluir
    4. Algumas semanas atrás li em algum lugar da internet que após a pandemia e corrigido pelo boom de depreciação global do dinheiro o preço justo do dólar seria na faixa de R$ 4,50-4,60.

      Excluir
  4. Eu vejo tulipas! Com que frequência? A todo o tempo!

    haha brincadeiras a parte, mês passado comprei (dentro do percentual de risco da carteira, claro) um pouco de btc pra guardar até a eternidade. Deixar na paperwalet, vamos acompanhar.

    Belo post e boa volta ao batente, meu brother. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado One, boa sorte com o BTC (nem paper walet eu sei o q é mas ainda chego lá haha)

      Excluir
  5. Com a bagunça que está esse Brasil, ibov a 130k é loucura. Quando o otimismo é demais é pq é demais mesmo! Pessoal esquece que o Lula vem ai e a merda vai feder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me da um pouco de medo tbem essas altas assim meio do nada. Realizei alguns lucros e espero nao me arrepender. Bons investimentos !

      Excluir
  6. Eu coloquei BTC em 2017... e um pouco agora nesta queda.
    Deixo lá e esqueço... já tive posição desvalorizada em -80%... hoje está +300%... especulação pura

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando esquecerem o assunto eu ponho uns trocos lá tambem pra especular. Abs

      Excluir