Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de maio de 2021

Balanço - Abril/2021

Olá,

A onda de investir no exterior já está na mídia mainstream. Topei com este artigo (bem raso) da IstoÉ outro dia. Ainda sobre mainstream, o que dizer das criptomoedas ? Venho tentando me educar mas nesse momento estou quase largando de vez. Isso porque outro dia andando aqui no bairro topei com um escritório de assessoria para investimento em criptomoedas. Abriu recentemente, onde antigamente era um café que faliu na pandemia. Tá muito estranho isso tudo.


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,2%
Bateu no fundo do poço e quicou.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,5%
Tá bom.

Fundos: 1%
Foi muito bem ! Agora está no zero a zero.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: 3,9%
Segundo mês consecutivo superando o IBOV ! Fato inédito ! HGTX3, que eu vinha enrolando pra me desfazer, subiu 40% de um dia pro outro. Igual ano passado, quando caiu 40% de um dia pro outro. Haja paciência. 

FIIs: 0,4%; DY do mês ficou em 1,15% 
Modesta valorização com gordos dividendos (não-recorrentes) do SPTW11, do qual estou saindo pois ele se tornou mono-ativo. Entrei no XPCI11, que com o tempo deverá substituir o MXRF11.

EUR: -2,4%
Tudo que sobe, tem que descer.

USD: -0,3%
S&P500 esticou mais um pouco porém o dólar desvalorizou frente ao real.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,06%
Maldito Tesouro SELIC ficou negativo esse mês ! Melhor guardar dinheiro embaixo do colchão ! Atenção: isto não é uma recomendação de investimento :-)

Bom resultado.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,6%; no ano acumula 0,2%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 3,9%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI0,21%; no ano 0,69%
IPCA: 0,31%; acumulando 2,37% no ano
Poupança: 0,16%; no ano 0,51%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Se tivessem confirmado a prévia de 0,6% pro IPCA teria sido mais um mês perdendo pra inflação. Tá muito complicado esse ano. Esse mês o Tesouro SELIC foi negativo ! Não sei pra onde correr.


Próximos passos


Vou continuar na mesma balada... mandando grana pro exterior enquanto os investimentos no Brasil vão pro saco. Tem mês que derrete a bolsa, aí no outro derretem os FIIs e no outro a renda fixa.

Bons investimentos a todos !

18 comentários:

  1. Oi Vagabundo,

    Parabéns pelo seu patrimônio. Está bem detalhado seu desempenho, porém fiquei com dúvida sobre o resultado consolidado do mês.

    Gostei da sua taxa de retirada dos últimos 12 meses, essa métrica ajuda a mitigar despesas sazonais.

    E continue na vagabundagem, quero chegar nessa etapa também.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí VAR, o resultado final 0,6% é juntando tudo - TD, ações, FIIs, etc... bem vindo ao blog e bons investimentos !

      Excluir
  2. Se pudéssemos voltar em 2009... o futuro seria muito diferente hein, QVV hehe

    ResponderExcluir
  3. Como eu gostaria de voltar em 2009 com o conhecimento que tenho hoje! Mas, como não é possível melhor ficarmos por aqui mesmo, rss. Que delícia um ano de vagabundagem. E eu começando só agora a investir no mercado financeiro. Vou acompanhar pra eu ir aprendendo... quem sabe daqui a 10 anos não estou na sua posição?! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog, pega uma cerveja e entra na conversa ! É possível chegar lá em 10 anos sim, veja as colegas do blog Sempre Sábado por exemplo. Ambas chegaram lá em menos de uma década. Bons investimentos !

      Excluir
  4. COM UMA TSR DESSAS É SÓ CORRER PRO ABRACO, AGORA COM JUROS SUBINDO ENTAO SÓ NTN-B JA TIRA O DOBRO DISSO REAL...NAO PRECISA NEM ARRISCAR NO CASSINAO DA B3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance é que a NTNB tem a marcação a mercado. Dependendo do momento, se precisar retirar, pode gerar prejuízo. No longo prazo por mais que odeie a B3 tem que ter algo ali. A retirada está relativamente baixa mas estou consciente que não é sustentável, pois eu quero mais conforto. Vem mudanças por aí. Obrigado pela visita !

      Excluir
    2. Vender a mercado nao se pode nem cogitar. Só comprar a que paga semestralmente e pronto, problema resolvido.

      Excluir
    3. Pois é, eu tenho grande parte na que não paga juros. Esperando subir um pouco a taxa pra comprar mais da que paga cupom.

      Excluir
  5. Rapaiz, cara que ganha salario de 1.500k por mes aqui na minha city falando que tá investindo em BitCoin. Interiorzão do país. Sinais cara, sinais.

    Parece que aconteceu algo parecido quando a bolsa quebrou em 29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mesmo muito estranho ! Mesmo quando a bolsa estava bombando nao me lembro desse barulho todo, muito menos gente abrindo lojinha na rua pra te ajudar a investir.

      Excluir
    2. radialista, Taxista e cobrador de ônibus já ouvi falando que compraram dogecoin. Isso vai acabar MUITO mas MUITO MAL

      Excluir
    3. Flagrei agora ha pouco no facebook uma amiga que certamente só mexe com poupança comentando em algum post desses cursos que aparecem. Dizia que quer investir em cripto mas tem medo...

      Excluir
  6. Vagabundo

    Vc tem algum receio em relação as corretoras? Tipo, o patrimonio de uma vida todo em corretoras.

    Os bancos com seus produtos financeiros horriveis me passam mais segurança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bastante seguro porque no fim das contas seus ativos estao registrados na cetip e cblc (ou clbc, sei lá). Corretora só tem a custodia dos ativos, nao os ativos em si, esses sao seus. Somente o saldo em conta pode ir pro beleléu se a corretora falir.

      Excluir
  7. Seguir criptos só pq é tendencia não é uma boa, se já tentou entender e perdeu o saco meu conselho é realmente ficar de fora, não vai perde nada, no máximo um "e se eu tivesse investido", mas vc já é IF, manter sua posição atual já tá de bom tamanho.

    Sobre o boom, não vou falar que está exagerado pq não vou prever nada, sou entusiasta do assunto, mas estou preparado e esperando correções fortes (que nem essa do Elon Musk), qnt mais correção mais gente que não entende sai e mais o "curso natural" a tecnologia tem.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Só entro depois de entender o porquê de todo esse furdunço. Enquanto isso, vou pegar mais umas pipocas pra continuar assistindo. Abs.

      Excluir