Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Balanço - Junho/2021: um mês bem cheio

  

Olá, mundo !

Junho foi um mês de acontecimentos marcantes: tomei a vacina anti-corona, completei 2 anos de sabático, passei numa certificação de idiomas e voltei ao batente. Ufa !

No momento estou de casa nova, com caixas de mudança e malas pra todo lado.

No trampo comecei há poucos dias e portanto estou numa fase de adaptação. Já estou vendo umas merdas e tenho a impressão de que fui sacaneado. Quem sabe faço um post explicando melhor. O mundo corporativo continua o mesmo.

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,6%
Nos velhos tempos de SELIC a 2% estaria ótimo mas hoje em dia é bem fraco.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,6%
Idem. Raquítico.

Fundos: -0,3%
Ouro despencou e enterrou a carteira.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: 1,1%
Bastante expressivo ! Realizei alguns lucros no início do mês e foi uma boa estratégia.

FIIs: -2,8%; DY do mês ficou em 0,74% 
Cotas seguem em queda livre. O fantasma da tributaçao de dividendos está de volta. Pelo menos os dividendos vieram mais gordos que no mês passado.

EUR: -6,5%
Real virando moeda forte !

USD: -1,8%    
Dólar em queda livre.


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,4%
Mais que isso nao vai.

Medíocre.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,8%; no ano acumula -0,2%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -2%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,5% - dentro da meta (3,2%)

Indicadores do mês:

CDI: 0,3%; no ano 1,27%
IPCA: 0,53%; acumulando 3,77% no ano
Poupança: 0,2%; no ano 0,87%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,5% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Como agora tenho renda ativa não faz mais sentido contabilizar taxa de retirada. A partir do próximo mês volta a taxa de poupança como métrica relevante.

Um semestre pra ser esquecido. Tão ruim quanto o primeiro semestre de 2020. Esse mês em particular a valorização do real enterrou a rentabilidade. Isso principalmente porque eu trouxe bastante grana quando a cotação estava nas máximas. Por outro lado, em dólar o patrimônio deu uma bela subida.

Melhores investimentos do semestre: USD (8,7%), Ações (4,9%), RF (3,3%)
Piores investimentos do semestre: FIIs (-8,1%), EUR (-4,1%), TD (-2,5%)

Próximos passos


Basicamente agora é aportar no exterior ! Pau na máquina !

Bons investimentos a todos !

11 comentários:

  1. Simplifique esses investimentos, esse é meu conselho.
    Você tem alguns investimentos com rendimentos parecidos, seria mais objetivo juntar esses valores num investimento só com ganho do mesmo nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Venho há algum tempo numa jornada de simplificacao, zerando posicoes aqui e ali. Mas isso leva tempo. Bons investimentos !

      Excluir
  2. Zere IBOV agora u vai se arrepender

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zerar nao zero, ainda mais porque onde poria esse dinheiro ? Nao sei, entao na duvida prefiro nao fazer nada haha.

      Excluir
  3. Vagabundo,

    Como está a aventura no trabalho novo?
    E continua morando fora ou voltou ao Brasil?

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PI, estou ainda me adaptando, tentando me encaixar e pegar ritmo. Ainda tô fora. Abs

      Excluir
  4. Pow cara, quando puder conte-nos sobre esse novo emprego, como conseguiu? como está sendo?

    Espero que já tenha arrumado as coisas ai pós mudança !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Stifler ! Acho que vou fazer um post contando as merdas e primeiras impressoes. Eu tava procurando uns frilas, me ofereceram pra ser empregado mesmo e acabei aceitando. Foi assim, meu nome tava rodando por aí no mercado. Tá meio bagunçado ainda a casa, eu nao gosto, me sinto desconfortavel, mas vou arrumando aos poucos. Abs e obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Fala QVV!!! Beleza?

    "Real virando moeda forte !" Essa frase é quase um meme ahhaha o vida dura...

    Se puder, como o Stifler falou acima também, conte-nos sobre o corporativo sim, essas experiências agregam demais...

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí 1, obrigado pela sugestao. Vou ver se esse fim de semana eu consigo sentar pra escrever esse post. Valeu, abs

      Excluir