Pesquisar este blog

domingo, 18 de julho de 2021

Primeiras impressões do mundo corporativo pós-sabático


E aí gente?

Já fazem algumas semanas que voltei pro batente e queria compartilhar com vocês algumas impressões.

Foi meio surreal depois de 2 anos de vagabundagem entrar num escritório, abrir um laptop e ver dezenas de emails sobre trabalho. Também foi surreal trabalhar de máscara (obrigatória em lugar fechado), sem ar condicionado (quebrado) num calor de 35 graus.

Sacanagem ?


A parte mais chata é que acho que fui sacaneado. Na hora da entrevista me disseram claramente que eu teria que me mudar pois eles queriam gente daqui, queriam fazer um time aqui, transformar essa filial num hub importante da empresa e inclusive estavam de mudança para um escritório maior, justamente pra acomodar todo esse povo.

Pois no primeiro dia meu gerente se mostrou surpreso com minha mudança. E logo nos primeiros dias percebi que tem muita gente que não mora aqui, trabalha remoto e vem pro escritório só de vez em quando. Ou seja, eu não precisava ter mudado. Quando descobri já era tarde, praticamente já estava com tudo empacotado pra mudar. 

Das 2 uma. Pode ter sido uma simples falha de comunicação, pode ser que depois da entrevista houve uma mudança nessa política de trazer todo mundo pra cá, só que não me falaram nada. 

Ou pode ter sido por eu ser estrangeiro. Como estrangeiro eu dependia da empresa entrar com um processo pra eu pegar uma autorização de trabalho. Apesar de não ser tão caro ou difícil, à primeira vista isso espanta muitas empresas. Será que usaram isso ? Sabendo que eu teria dificuldade em achar uma empresa que topasse fazer a papelada, resolveram jogar um verde pra mim, pra eu mudar e virar local, ficando mais fácil me controlar ? É o sonho das empresas trazer todo mundo de volta pro escritório. Não seria a primeira vez que, como estrangeiro, tenho condições de trabalho piores que meus colegas nativos.

Um dia descubro.

Palhaçadas


Também no primeiro dia já percebi que é mais importante preencher direitinho um relatório com suas atividades do que faze-las. Mais importante que trabalhar é reportar o trabalho. Muito comum isso no mundo corporativo.

As empresas hoje em dia, principalmente as da área de tecnologia, estão meio malucas, querendo se apresentar quase como se fossem uma religião. Tem o negócio de vestir a camisa, de pregar o logotipo na testa. Os caras inventaram até uma forma própria de se cumprimentar. Está indo pra um lado meio esquisito. Esqueceram que a gente está lá simplesmente pra por comida na mesa.

Essa lavagem cerebral é poderosa. Até eu que sou macaco velho quase caio no canto da sereia. Não estou lá pra dar o sangue e fazer carreira como os outros. É só pra juntar uma graninha e mais nada. Mas é difícil quando todo mundo está na correria e você não quer e nem precisa acompanhar. Ainda estou pegando ritmo. O meu ritmo. 

Motivações


Sobre esse descolamento da realidade com o discurso motivacional das empresas, me vem à mente uma história que sempre contam pra motivar as pessoas, fazê-las encontrar sentido em suas vidas, a qual vou adaptar a recontar a seguir.

Numa esquina estão 3 operários quebrando pedras sob um sol escaldante. Um transeunte pergunta pra eles o que estão fazendo.

- Estou quebrando pedras, oras ! - diz o primeiro

- Estou construindo uma catedral ! - diz o segundo, o qual é tomado como exemplo a seguir e a história termina.

Só que na minha versão tem o terceiro. Este explica:

- Estou me aproximando da IF e se o dinheiro cai na conta no fim do mês pra mim tanto faz se estou quebrando pedras, construindo uma catedral, hospital, cadeia ou o escambau !

Cansaço


Ainda sem ritmo, esses dias o cansaço está enorme. Termina o expediente, não tenho animo pra nada, estou até zonzo com a cabeça a mil e não consigo "desligar" minha máquina de resolução de problemas. Até pra dormir está sendo difícil. Estou escrevendo isto às 3 da manhã. Quando você tem um trabalho braçal, no fim do dia você está cansado mas depois de um banho e do jantar você já está novo. Já quando você só trabalha com a cabeça, resolvendo pepinos o dia inteiro, não adianta fazer essas coisas. Não achei ainda o botão pra desligar o cérebro.

Sobre tempo não tenho nem o que comentar. Se antes era escasso agora existe falta crônica. Minha vida é só mesmo trabalhar, comer e dormir.

Leiam o post "Diário de um Detento", do colega blogueiro Sapien Livre. Uma perturbadora descrição da vida de milhões de pessoas, inclusive da minha agora.

Vamos trabalhar


Hoje li que o blogueiro ERN também voltou pro batente. Só pra ocupar a cabeça ele diz. Esse aí tá com o burro na sombra mesmo. O cara acumulou mais de 2 milhões de dólares pelo que me lembro.

É isso aí. Emprego é emprego. Emprego dá trabalho. Se ninguém pagasse, ninguém faria.




20 comentários:

  1. Olá, Vagabundo. Tudo beleza??
    Cara, faço das suas palavras as minhas, principalmente quanto a reportar o serviço e ficar cansado após o escritório.

    Algo que eu reparava era que, por mais cansativo que fosse a atividade braçal, ela não consumia sua força vital para ler, por exemplo, a menos que você fosse ao limite do corpo, que dificilmente é o caso. Quando eu voltava do escritório estava tão cansado mentalmente que qualquer atividade intelectual era praticamente impossível.

    Isso de reportar o serviço é uma porcaria. Coloco isso ao lado das avaliações de semestre, em que se perde um bom tempo fazendo power point de evolução e mostrando metas que não mudam nada na sua vida. Sei que é difícil controlar um grupo grande de pessoas, coisas que muito gerente faz, mas poderiam ser mais flexíveis. Parece que se você não está fazendo "algo a mais", se não está inovando e criando coisas novas o tempo todo, você está vagabundeando, quando na verdade você só quer fazer seu serviço bem feito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Matheus, obrigado pela visita e pelo comentário. Nada do que falei é surpresa pra mim. Com o tempo vou me acostumando a essas palhaçadas. Esse é o jogo a ser jogado e pronto. Abs.

      Excluir
  2. Tá mas vc vai voltar a trabalhar pq está entediando sem trabalhar? Que vida medíocre a das pessoas que precisam trabalhar nao por dinheiro mas para se ocupar. Tem que ser pirado e de mente mto pequena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nem todo mundo é feliz e próspero como vc anon, hehe

      Excluir
    2. Por que você pensa assim?
      E o que faria no lugar do Vagabundo?

      Excluir
    3. Porra esse tal de Scant se mete em tudo, brincadeira. Não deve ter nada para fazer mesmo.
      O que eu faria? Bom, se tivesse $ pra parar de trabalhar jamais voltaria a menos que precisasse muito. Faria tudo o que tenho nos planos, viajar, trab voluntário, aprender a programar em varias linguagens e fazer software gratuito, conhecer todos os parques nacionais, road trips, desenvolver sites e aplicativos por esporte, aprender a nadar, desenvolver jogos..muitas outras coisas que tenho na lista e as 10h de trabalho diario me impedem

      Excluir
    4. Nada mais longe da verdade. Se vc ler meus posts de aniversário de vagabundagem vai ver que não tem nada de tédio na história.

      Excluir
  3. boa sorte
    esse começo me lembra o Corey, mas espero q vc consiga logo encontrar prazer na atividade

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí Scant, nao entendi, minha trajetória nao tem nada a ver com a do Corey... valeu

      Excluir
  4. Fala meu caro, espero que se encontrei logo nessa empresa, pela satira que vc colocou parece que vc não liga pelo que trabalhar e sim pela grana no final, se for isso mesmo acho que o caminho está errado, mas aí é meter o nariz demais nas coisas dos outros, faça o que te faça feliz, seja algo produtivo ou seja mais grana no final do mês.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah velho, tirando alguns poucos anos o resto eu só pensava mesmo era na grana. Sempre fui mercenário e foi uma característica que me ajudou muito a ganhar mais. Sou leal a mim e a minha familia, a empresa que se lasque ! Nao curto meu trabalho mas sei que existem piores, entao tá tudo certo. Abs

      Excluir
  5. Você sonhou em dormir a vida toda. Após 2 anos vivendo o sonho, cansou de dormir e agora tá com saudades de dormir de novo! Rs
    É brabo, a vida é uma mudança constante mesmo. Espero que se adapte, faça novas amizades no trabalho, aprenda novas coisas e passe a se divertir um pouco no trabalho também. Acho que o segredo é, em pouco tempo, limitar mais seu horário de trabalho e agir como se não tivesse nada a perder (e de fato não tem). Provavelmente seu emprego será mantido e sua qualidade de vida irá melhorar.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao cansei de dormir, é que tinha muito barulho na rua atrapalhando meu sono. Todo começo é difícil, essa fase uma hora passa. Nada que eu nunca tenha vivido antes. Abs

      Excluir
  6. AA40 desceu o cacete em vc no post lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, o cara não entendeu o lance, mas tudo bem.

      Excluir
    2. Desceu nada. Falou no geral. Acho que muitos sim não conseguem viver sem trabalhar por uma questao de cabeça

      Excluir
  7. Olá, Vagabundo.

    O meio corporativo é muito chato. Tem aguentar muita coisa.
    Qual país você mora?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haja paciencia cowboy ! Prefiro nao revelar por enquanto, mas é na zoropa. abs

      Excluir
  8. Muito legal acompanhar os seus relatos, Vagabundo.

    Você se mudou para outro país especificamente por causa deste novo trabalho? Ou já estava há mais tempo no exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estava fora ha mais de 2 anos. Obrigado pelo apoio e volte sempre!

      Excluir