Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2021

Balanço - Julho/2021: inflação segue fazendo estrago

O ano tá voando ! Daqui a pouco é natal !

Mês marcado pelo cansaço e adaptação no trampo. Essa fase vai passar. Mesmo estando fora do mercado há 2 anos consegui logo nesses primeiros dias resolver uns problemas cabeludos e arrancar elogios de colegas e clientes. Ou seja, o povo já se ligou que eu sou bom e posso fazer a diferença. Daqui pra frente é pisar no freio, ajustar pra velocidade de cruzeiro e procurar o botão do piloto automático.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -0,6%
Um desastre !!!

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,7%
Medíocre.

Fundos: 0,2%
Ridículo desempenho. Zerei posição no AF Invest Geraes, simplificando mais um pouco a carteira. Vou começar a zerar tudo que está patinando e transferir pro DNA Vision na XP, mais diversificado e fácil de acompanhar.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: -3,8%
Mais volatilidade. Derreteu no fim do mês. Comprei mais um pouquinho de SAPR3, a qual voltou a cair. Estou com uns 30% de preju nesse papel. Vou carregar até o ano que vem pra ver no que dá.

FIIs: 2%; DY do mês ficou em 0,85% 
Excelente performance, recuperando parte do prejuízo desse ano. Será que é o começo da virada ? Desovei mais um pouco de SPTW11 e mês que vem devo zerar de vez. KISU11 deu uma caída e aproveitei pra entrar. Gosto da proposta desse FoF e quero usá-lo como pilar na minha carteira. Estou de olho no IFID11 e IFIE11. Não me animei ainda porque acho a liquidez muito baixa. Prioridade mesmo agora é enxugar a carteira.

EUR: 3,1%
Aumentei minha posição em fundos indexados que seguem a dívida de governos europeus, ações de países emergentes, ações globais e empresas do ramo imobiliário norte-americano.

USD: 4,2%    
Excelente, SP500 não para de subir !


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,4%
Mais que isso não vai... Agora que estou trabalhando de novo vou diminuir esse colchão.

Pífio.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,6%; no ano acumula 0,4%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -3,6%
Taxa de poupança: 45%

Indicadores do mês:

CDI: 0,36%; no ano 1,64%
IPCA: 0,96%; acumulando 4,51% no ano
Poupança: 0,24%; no ano 1,12%

Como agora tenho renda ativa volta a taxa de poupança como métrica relevante.

A inflação segue muito alta e sem sinais de trégua. Não tenho conseguido manter o poder de compra da carteira. Estou levando uma surra. Não dá pra depender só de aporte pro patrimônio crescer. Rentabilizar os investimentos também é importante.

Próximos passos


A RV segue sendo RV com sua volatilidade. A RF não tem conseguido superar a inflação. Sou obrigado a tomar cada vez mais risco (cripto manda lembranças), me livrando de ativos atrelados à moribunda SELIC pra tentar me recuperar. Será que algum dia voltaremos a ter juros reais positivos ?

O que for caindo de dividendos de FIIs e ações e cupons do tesouro vou usando pra equilibrar a carteira no Brasil. Ainda estou me desfazendo de vários FIIs e rumando a uma carteira mais passiva, com mais peso em FoFs.

E o que sobrar do salário vai pros fundos de índice. Vou deixar uns 6 meses em cash pra qualquer emergencia ou oportunidade.

Bons investimentos a todos !

7 comentários:

  1. Vamos voltar a ter juros positivos, nosso país é tão bizarramente ferrado pelos governos que é inevitável que nosso déficit venha a demandar mais SELIC no futuro. Acredito que até meados do primeiro semestre de 2022 já vamos ter juros em um patamar levemente positivo.

    Legal esse relato de mostrar serviço no trabalho, só que tem que medir a dosagem hahaha'

    No geral compartilho das suas preocupações com a força da inflação na corrosão da carteira, agora é ficar na esperança de dias melhores.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem tem eleição, a logica muda um pouco. Nao se sabe o que vai acontecer. No trampo to pisando no freio e fazendo vista grossa. abs

      Excluir
  2. Eu acho que a inflação irá continuar e o governo não vai ser agressivo nessa subida de juros não. Isso porque ano que vem é eleição, e subir os juros significa frear a economia. Eu acho que os juros irão continuar com essa anomalia e a inflação subindo cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que ele opte pelo populismo mantendo os juros artificialmente baixos. Pode ser. Ruim pra todo mundo seria.

      Excluir
  3. Fala QVV, beleza?

    Cara, sp500 é insano demais hein, to the moon? Sobre fofs, gosto do ifie, tenho boa posição nele...

    Parabéns pela notoriedade no trampo novo, vai pra cima.

    Forte abs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e ai 1, obrigado pela visita. Estou de olho no IFIE e IFID, só esperando melhorar a liquidez que por enquanto estou achando muito baixa. Bons investimentos e até a proxima!

      Excluir