Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Balanço - Novembro/2021


E aí gente, todo mundo ansioso pra deixar pra trás esse ano maledeto ? 

Vai rolar uma confraternização na empresa, com direito a amigo secreto. Tirei o fulano que mentiu pra mim na entrevista. Pra quem não sabe da treta, dá uma olhada nesse post. O que dar de presente para um mentiroso (ou exímio negociador, dependendo da sua visão) ? Felizmente o cidadão já não é mais meu gerente devido a uma reestruturação interna.

Outra treta é que a rádio peão noticiou que o diretor e uma funcionária estão saindo. Tomara que a moda não pegue. Já trabalhei num lugar cheio desse negócio de gerente ser casado com alguém lá dentro, de fulano ser irmão de ciclana, etc. Vira um negócio familiar no qual se você não está na panelinha acaba ficando isolado.

Pra terminar o ano de acordo, meu inquilino desocupou o apartamento. Falido por ter perdido sua renda durante a pandemia, decidiu sabiamente parar de torrar grana com aluguel e voltar pra sua casa própria na periferia da cidade, a qual foi desocupada pelo seu inquilino. Efeito dominó. No fim, minha primeira experiência como locador posso dizer que foi ruim.

Daqui um ano estaremos aqui assistindo a mais uma queda dos mercados devido à mais nova variante do vírus Omicron ou algo assim, vinda de algum país onde não há vacina ou gente disposta a recebê-la. Podem já lançar suas opções.



Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 5%
Recuperou um pouco do prejuízo do ano, mas segue no vermelho.
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 0,9%
Por mais que suba parece que nunca vai superar a inflação.

Fundos: 0,5%
Medíocre.

FGTS: 0,25%
Descobri que fui uma das milhares de vítimas do golpe do saque emergencial. Aproveitando falhas de segurança no app da Caixa, alguém se cadastrou no meu lugar e sacou 1045 reais.

Ações: -1,3%
Mais uma queda, mais uma comprinha. Dessa vez foi TAEE11. Estou fazendo o que mandam: comprar nas quedas !

FIIs: -4,3%; DY do mês ficou em 0,84% 
Mais um mês horrível para os FIIs. Será que já precificou ? Comprei mais um pouco e de fato meu DY vem subindo nos últimos meses. Tem vários FIIs com DY em 1% por aí.

EUR: -2,4%
Maldito vírus !
 
USD: -1,6%    
Maldito Omicron !

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,5%
Mais que isso não vai. 

Com 0% acumulado no ano não deve terminar entre os piores.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,3%; no ano acumula -0,6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -7,4%
Taxa de poupança: -29%

Indicadores do mês:

CDI0,5868%; no ano 3,0222%
IPCA: 0,95%; acumulando 9,26% no ano
Poupança: 0,44%; no ano 2,48%

Entre mortos e feridos ninguém se salvou. Ainda por cima tive um monte de despesas imprevistas. 2021 é terra arrasada. Somente na crise de 2008 me lembro de ter terminado um ano com menos grana que comecei.

Próximos passos


É muito difícil fazer o que os gurus mandam - comprar ao som dos canhões e vender ao som dos violinos. Eu me xingo a cada cota de FII que compro. No geral o primeiro semestre de 2022 acho que também vai ser difícil por causa das nossas eleições repletas de populismo e talvez aumento dos juros nos EUA, onde a inflação também está galopando.

Isso é investir. É um negócio totalmente paradoxal e contra-intuitivo. Tá tudo indo pro buraco - compra. Tá todo mundo ganhando dinheiro - vende.

Estou tentando aguentar mas não é fácil.

Vamos lá, mais um mês pra pegar a faca caindo.

14 comentários:

  1. Quanto ao FGTS, não creio que seja golpe. O que aconteceu comigo foi que eu não cancelei o saque emergencial e por isso criaram uma conta social em meu nome e transferiram o dinheiro. Mas depois de um tempo, como não movimentei a conta o dinheiro retornou.
    Pode ser o seu caso também...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi golpe sim. Conferi no extrato e a grana nao tinha voltado. Fui me cadastrar e já estava, aí mandei resetar a senha e me apareceu um email que nao é o meu. :-(

      Excluir
  2. Boa tarde Vagabundo! Realmente o ano de 2021 foi difícil do ponto de vista de patrimônio. Vamos torcer pra que os ativos comprados na baixa de 2021 colaborem para uma grande rentabilidade em 2022 ou 2023! No mais emprego corporativo tem dessas coisas mesmo... burocracia, puxa saquísmo e perda de produtividade são normais nesse ambiente...rsrs
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. RV tá uma bosta. Mas como a bolsa brasileira é fundamentalmente especulativa, pode ser que "de repente" mesmo sem muitos fundamentos a situação melhore.
    A RF aos poucos vai ficando mais atrativa, vai voltando a ser uma opção para quem não quer arriscar.
    Como relação a variante do Corona, infelizmente estamos sujeitos a isso, enquanto muita gente não tiver sido vacinada.
    Voltando ao cenario brasileiro, ano que vem tem eleições e tudo pode acontecer, mais especulação ainda, enfim, não é fácil.
    Se minha ação se recuperar vou sair da Bolsa e ficar só em RF.
    Com relação ao trabalho e panelinhas, posso dizer com tranquilidade que mesmo em ambientes onde não há pessoas da mesma família ou que não são empresas tocadas por famílias as panelinhas geralmente existem, puxa sacos, invejosos e fofoqueiros estão aí pra fazer esse serviço.
    Já soube de histórias de fodelança relacionada ao ambiente de trabalho, inclusive uma das histórias eu confesso que de tão bizarra eu não aguentei e ri alto quando fiquei sabendo.
    Basicamente uma estagiária na época com 20, 21 anos de idade deu para um funcionário de uns 50 e tantos anos que tinho um cargo mais alto e bastante tempo de serviço na empresa. Esse funcionário era casado inclusive.
    Quando ouvi a história (que acho que era verdade mesmo), imaginei o casal totalmente nada haver e não segurei a risada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente quando a RV tá ruim que a gente tem que aportar né ? Fácil falar ! Difícil resistir a tentação da RF. Haja resiliencia. Sempre rola uns casaizinhos nas empresas. Só espero que nao empesteiem o ambiente. Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Tem coisa mais deprimente do que festa de confraternização de empresa? Eu detesto.

    As coisas estão difícies, essa nova variante era mais do que previsível, o engraçado é que um espírito de otimismo com o coronavirus parece que tomou conta da sociedade brasileria, ninguém liga mais para a doença e ignora completamente os claros sinais vindos da Europa e EUA que indicam a queda da eficacia das vacinas.

    Acredito que 2022 será navegado em águas turbulentas, primeiro com COVID, depois o começo dos juros do FED, passando por eleições até perdemos a melhor época do ano para as vendas (novembro-dezembro) com a Copa do Mundo e a seleção de jogadores baladeiros que vão se preocupar mais em pintar o cabelo da mesma cor.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que haverá uma segunda crise da vacina ? Aquele momento em que a gente precisa mas nao tem, como ocorreu no começo do ano ? Realmente é muita coisa ruim pra 2022. Carnaval, Covid, Eleiçao e copa. Será que vai valer a pena comprar na queda ? Aguardemos cenas dos proximos capitulos. Abs

      Excluir
  5. "me xingo a cada cota de FII que compro" é triste, mas faz parte

    ResponderExcluir
  6. Não é fácil não mas é isso ai. Curto prazo não dá para olhar. Keep buying e no final veremos. Abcs AA40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Das 2 uma, ou viro o novo barsi ou vou à falencia haha. abs

      Excluir
  7. cara, eu vou ter que participar do amigo secreto da empresa também... que fase...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se arrependimento matasse eu já estaria estirado. Pra que fui me inscrever nessa roubada ?! Abs

      Excluir