Pesquisar este blog

domingo, 2 de janeiro de 2022

Balanço - Dezembro/2021


E acabou ! A segunda parte da trilogia iniciada em 2020 agora é página virada.

Mês corrido com os preparativos pra Natal, compras e primeiras férias no Brasil depois do apocalipse, sendo também as primeiras desde meu auto-exílio há 2 anos e meio. No início do mês fui viajar alguns dias e trombei outra vez com a legendária Muquirana, do finado (ou suspenso ?) blog "Sempre Sábado". Um dia fomos comer uma pizza, no outro levamos a molecada pra brincar. Muito bom !

Ainda meio que no assunto blogosfera, a blogueira IFM parece que vai ficar pelo meio do caminho. Começou com uma meta de 5 milhões, depois dobrou pra 10 e agora logo após atingir 3 parece chegar à conclusão de que não consegue viver sem trabalhar muito. O trabalho seria uma forma de compensar frustrações em outras áreas da vida, uma forma de manter a mente ocupada. Confesso que já passei por fases assim.

Fica a pergunta: as pessoas trabalham muito porque não tem vida ou não tem vida porque trabalham muito ?

É uma pena, mas tudo bem, esse negócio de FIRE não é pra qualquer um. É um tremendo funil. Primeiro você tem que ter uma boa renda, depois tem que ter gastos controlados, depois tem que contar com a sorte de não ter que torrar a grana por causa de algum evento trágico, depois tem que realmente querer, e enfim, tem que investir e manter a disciplina até conseguir. Só meia dúzia de gatos pingados chegam ao fim desse jogo.

Pra terminar um ano tao enrolado de forma coerente passei o reveillon jogado na cama doente com adivinhem o que ? :-/ Por enquanto só deu tosse e dor no corpo.

Antes de ir pros números, deixo a recomendação desse canal no Youtube onde o cara baixa o sarrafo em todas as palhaçadas que acontecem no mundo corporativo. É voltado pros EUA mas muito coisa ali se aplica ao Brasil.


Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1%
Foi bem mas fecha o ano no vermelho -5%.
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 0,9%
Tá de bom tamanho.

Fundos: 1,5%
Enfim um mês decente. Zerei posiçao no Claritas Institucional. Se for pra render o CDI tem opçoes mais em conta.

FGTS: 0,25%
Após entrar em contato com a Caixa descobri que escapei por pouco do golpe do saque emergencial. Alguém se cadastrou sim com meu CPF mas sei lá porque nao conseguiu sacar a grana. Eu consegui !

Ações: 1,1%
Deu aquela quicada no fundo do poço, fechando o ano em -9,1% com yield de 3,4%. Nada mal num ano onde o IBOV caiu 12%.

FIIs: 9,9%; DY do mês ficou em 0,78% 
Deu a louca e todo mundo saiu comprando. Precificou ? Pra SELIC a 12% o preço é esse ? Nossos políticos podem usar suas artimanhas pra derrubar tudo outra vez. Tudo pode acontecer em 2022 !

EUR: 0,2%
Estagnou.
 
USD: 2,9%    
Mais um topo histórico !

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Tá ótimo. 

Medíocre.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 2%; no ano fechou em 1,2%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -7,6%
Taxa de poupança: 5%

Indicadores do mês:

CDI0,76%; no ano 4,4%
IPCA: 0,73%; fechando 10,06% no ano
Poupança: 0,49%; no ano 2,99%

Muitas despesas com viagens. Um mês de recuperaçao. Preciso de muitos mais como esse. Basicamente regredi 2 anos.

Melhores investimentos do ano: USD (29,9%); RF (7,9%); FGTS (5,1%)
Piores investimentos do ano: FIIs (-11%); Açoes (-9,1%); TD (-5,4%)


Próximos passos


Vem aí um ano bem complicado pros investimentos. Estou mantendo a estratégia, só vou trocar alguns ativos. Se aguentar vou fazer um post bacana explicando o racional. Estou feliz por terminar o ano com uma carteira mais enxuta. Me livrei de vários fundos que estavam patinando. Só nao desovei mais FIIs porque começou a cair tudo, daí preferi segurar a bucha. A escadinha de CDB tá azeitada.

Feliz 2020 parte 3 a todos !

13 comentários:

  1. Muito bacana. Parabéns e feliz 2022
    Aa40

    ResponderExcluir
  2. "Me livrei de vários fundos que estavam patinando."

    Sempre que vejo isso, lembro do porque o Bastter desancoselhar as pessoas a investir em fundos e ETF. Porque segundo eles, ninguém aguentar segurar uma coisa que ele não consegue ver o real fundamento por trás.

    É diferente quando você tem ação solitaria de uma empresa e consegue ver oque ela produz por trás.

    É interessante isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes. Tem que investir em algo que vc entenda sim. Açoes solitarias como vc diz tem gente que consegue se dar bem mas nao é o meu caso. Prefiro ETF. Vc elimina o risco de uma empresa dar errado e fica com o risco do mercado dar errado. Eu era 100% fundos até alguns anos atrás, hoje restam 23% mais ou menos. Devagar e sempre.

      Excluir
  3. Depois de 20 ou 30 anos de vida corporativa é difícil liberar o corpo desse vício.

    Interessante a quantidade de gente testando positivo nos últimos 15-20 dias, e os boletins diários apontando que estamos passando pelo melhor momento.

    A situação do FGTS é incrível, nunca passei por isso, mas ouvi de pessoas que tiveram prejuízo por conta de saques de Auxílio Emergencial por terceiros e até do FGTS. Espero que a Caixa assuma a responsabilidade e faça o ressarcimento.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí PI com esse tal omi-cron (muié-cron deve vir em breve) acabou a chance de imunidade de rebanho. Todo mundo que tiver o minimo de vida social vai pegar esse negocio, vacinado ou nao. Que se tomem providencias nesse sentido porque evitar é igual tapar o sol com a peneira. abs.

      Excluir
  4. Melhores tempos virão! Paciência é a maior virtude de um investidor de longo prazo.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sempre teve "IFAP" no subtítulo do blog? Só reparei hoje e rolei de rir! Hahahaha
    Tu encontrou a Muquirana por aqui e eu a Elsa aqui na terra dos pobres afegãos.
    Rentabilidade final de 2021 não foi nada mal diante do ano meimei.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aí AC, sempre teve IFAP. É assim que se traduz né ? :) Ifapear é o verbo haha. Vc junto com a Elsa e o papo TR podiam fazer um boteco FIRE sobre nomadismo no Brasil. Os perrengues na estrada, soluçoes criativas e surpresas nos confins do Brasil. Fica a sugestao.

      Excluir
  6. Sobre os "adiamentos" dos planos FIRE, será que todos nós não temos alguma dependência psicológica pelo trabalho? A IFM dobrou o objetivo e recentemente declarou "paixão" pelo trabalho... Você, pelo que entendi, após apenas 2 anos de vagabundagem já voltou a trabalhar, ainda que de forma temporária ou com uma maior flexibilidade. No fundo, não é a mesma coisa?

    Abraços e feliz 2022!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FT, feliz 2022 ! Nao é a mesma coisa. Resolvi voltar por um conjunto de motivos que nao tem nada a ver com amor pelo trabalho, fuga de frustraçoes ou sentir-se util para a sociedade. http://querovirarvagabundo.blogspot.com/2021/05/acabou-moleza-porque-estou-voltando-ao.html

      Excluir
    2. Esse site abaixo é seu?
      https://ficandotranquilo.wordpress.com/

      Excluir