Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Balanço - Janeiro/2022

 

Que mês doido. Comecei na cama com o vírus maldito. Terminei vendo meus investimentos caindo. Ando muito sem tempo. Não sei de onde sai tanta coisa pra resolver. Uma delas foi o apê que pelo visto alugou. Agora vamos ver se o inquilino paga !

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,5%
Um desastre !
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 0,8%
Maravilha !

Fundos: 0,3%
Continua patinando enquanto eu tiro o dinheiro.

FGTS: 0,3%
Não sei porque, vieram uns trocos a mais. 

Ações: 6,9%
Bombou, até realizei alguns lucros de BBDC4 e ITSA4. Por outro lado, não veio nada de dividendos.

FIIs: -2,1%; DY do mês ficou em 0,91% 
Só os dividendos salvam, cada mês mais gordos.

EUR: -7,2%
Euro caiu tanto que até me animei em fazer uma remessa.
 
USD: -9,45
Correção em curso. Comprei mais IVVB11.
 

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Excelente ! 

Queda das bolsas no exterior acabou comigo.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -1,35%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -9,3%
Taxa de poupança: -21%

Indicadores do mês:

CDI0,73%
IPCA previsto: 0,58%
Poupança: 0,56%


Que dureza. É igual o time entrar em campo precisando da vitória e levar um gol logo no primeiro minuto. Gastos elevados por causa da manutenção do apê (que enfim alugou !), IPTU e algumas reservas de viagem. Ativos no exterior detonaram a rentabilidade. Começou complicado o ano financeiramente falando, embora não seja nenhuma surpresa. Muitas pedras vão rolar.


Próximos passos


Já pedi aumento na firma. E chorei pra me darem bonus do ano passado mesmo tendo entrado no meio do ano. Algo tem que rolar !

Vou ficando por aqui, sem muito tempo pra pensar algo melhor pra blogar. 

Bons investimentos a todos !

8 comentários:

  1. Vagabundo, você reinveste parte dos rendimentos? A taxa de poupança seria isso?

    Para quem está na fase de acúmulo as quedas no Tesouro, nas bolsas e no câmbio são bem-vindas, mas para quem já usufrui do patrimônio não deve ser bem assim kkk. Abs!

    https://ficandotranquilo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reinvisto com frequencia. Taxa de poupança é quanto sobrou do salário. Esse mês nao sobrou nada, ainda tive que torrar caixa. Comprei um pouco de tesouro mes passado, ipca 2040 a 5,7% achei bom negocio e aproveitei. O que vc falou é a mais pura verdade, quem acumula e quem usufrui estao em lados opostos: pra um é melhor ficar lá embaixo pra comprar mais, pro outro é melhor lá em cima pro dinheiro durar mais. Abs

      Excluir
  2. E viva a renda variável haha. Se bem que Tesouro ta zoado mesmo. Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mês foi cada um pra um lado, mas vejo que no longo prazo todos ativos brasileiros sao correlacionados. Bem vindo a blogosfera !

      Excluir
  3. Eu achava que nunca mais teríamos yelds tão altos nos fii's, oportunidade de ouro pra aumentar posição. Tô reinvestindo e liquidando ações e títulos pra aumentar a renda mensal. Menor potencial de ganho a longo prazo mas maior previsibilidade de renda pra reinvestimento. Esse ano começou bem. A única ação que enchi o carrinho foi b3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo reinvestindo os proventos pois tem um retorno bem interessante. Meu yield atual ta na casa de 0,8% ao mes. Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Vagabundo,

    O raciocínio que faço sobre a queda da bolsa americana é que se trata de uma oportunidade para comprar boas empresas e que são capazes de competir no cenário global pós-pandemia. Ao contrário da latrina brasileira, onde a maioria das empresas são no máximo medianas.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí PI, acho que vamos na mesma direçao. Até tem empresas lucrativas no brasil mas é tanto barulho e tanta politicagem que o negocio nao vai pra frente. Buy and hold de bovespa acho que não é uma boa ideia... é só pra especular mesmo, aproveitar os voos de galinha q de vez em quando acontecem.

      Excluir