Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Balanço - Março/2022: meu sonho se tornou realidade


Bem, amigos, vamos esquecer um pouco o Sr. Mercado, a guerra, pandemia, inflação, bolsopetismo e outras pragas. O destaque do mês foi que no meio da loucura do dia-a-dia, meu sonho se tornou realidade. Minha filha pegou cidadania européia. Eu mal pude acreditar no que via. Ela com aquele documento na mão. Ela nem tem idéia do sacrifício que foi nem do tamanho da oportunidade que tem nas mãos. Se vai aproveitar, aí é com ela, minha parte eu fiz - dei a oportunidade.


Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 3,5%
Deu uma recuperada. Só que no começo do mês tava indo pra vala e eu peguei IPCA 2040 a 5,93%.
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 1,4%
To the moon !!! Fundos de debêntures subiram no fim do mês e ainda por cima entregaram um yield de mais de 1%, livre de IR.

Fundos: 3,4%
Excelente !! Só o Verde subiu uns 4% e enfim saiu do prejuízo.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: 6,7%
Inacreditável ! Quem diria que isso ia andar pra frente ? Taí a prova que ninguém consegue prever o mercado. Se subiu o que eu fiz ? Vendi um pouco de TAEE11 e ITSA4 pois já estavam tomando muito espaço na carteira.

FIIs: -0,3%; DY do mês ficou em 0,9% 
FIIs continuam na UTI. Felizmente o yield aumentou outra vez. Sigo firme na tese de que quando os juros baixarem lá pra 2023 eu recupero o preju de 2020, 2021 e agora 2022.

EUR: -8,5%
Vai caindo e eu vou comprando...
 
USD: -4,3%
Real virando moeda forte ! E eu dolarizando. haha.
 

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Tá de bom tamanho.

Ativos no exterior continuam enterrando a rentabilidade.

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,7%: no ano -1,6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -9,5%
Taxa de poupança: 3%

Indicadores do mês:

CDI0,92%, acumulando 2,42% no ano 
IPCA previsto: 0,95%, acumulando 2,52% no ano 
Poupança: 0,6%, acumulando 1,67% no ano

Um mês de leve recuperação. De todo jeito, fechei o primeiro trimestre no prejuízo. É um pouco frustrante, parece que trabalho e trabalho mas o bolo não cresce. Sr. Mercado, me ajuda aí !!

Melhores investimentos do trimestre: Ações (14,7%), Fundos (5,5%), RF (2,8%)
Piores investimentos do trimestre: EUR (-17%), USD (-13%),  FIIs (-10%)

Próximos passos


Como falei lá em cima, o objetivo do meu exílio foi atingido. A cereja do bolo vai ser eu pegar o passaporte. Daí o Sr. Mercado tem que colaborar pra eu poder voltar pro Brasil com tranquilidade.

No curto prazo é continuar aportando no que está caindo. FIIs, dólar e euro !

Em breve sobem os juros americanos e por mais que já esteja meio precificado, vai rolar um corre-corre. Tem que aproveitar essas loucuras pra aportar. Preço é tudo !

Volto no fim do mês com outro fechamento. Enquanto isso vou viajar na páscoa e depois fazer imposto de renda. Só correria !

17 comentários:

  1. Boa!! Só que Europa tá pior que oriente médio ultimamente! Tomara que Putin meta logo uma bomba atomica pra mostrar quem manda naquela bosta!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vagabundo,

    Parabéns pelo sonho realizado. Conheço diversos colegas que passaram por isso, a semente foi plantada, agora é aguardar.

    Quem diria, real virar moeda forte, agora é hora de aproveitar.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem quer diversificar no exterior acho q é um bom momento. Valeu!

      Excluir
  3. Eu vejo com preocupação todo mundo investindo em dólar ultimamente. É aquela velha história, quando até o engraxate do presidente faz algo, é por que vai dar merda. EUA não são mais o mesmo, dolar é o papel mais impresso do planeta e não tem como durar muito tempo. Deixo aqui minha preocupação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pouco tempo atrás só se falava q o Brasil era um lixo e todo mundo queria dolarizar. Agora o dólar tá indo pro saco e muita gente como vc está preocupada. O cenário muda, eu acho dificil virar papel higienico como dizem, entao continuo aportando.

      Excluir
  4. Sou descendente de italiano e queria tirar minha cidadania, o problema é os antepassados retardados que tive e que limparam a bunda com os documentos.

    Sobre os juros americanos eu acredito que cedo ou tarde surgirá uma grande oportunidade de entrada no mercado americano, o grande "X" da questão é encontrar o momento, como considero o risco muito grande eu prefiro seguir um planejamento e evitar tentar acertar o mercado.

    O Real ficou menos pior, mas no longo prazo ainda acredito que é mais fácil um dólar a R$ 7 do que um dólar a R$ 4.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um amigo descendente de italiano que conseguiu com um advogado. Era um baita rolo, documento perdido, varias geracoes e tal. Mas conseguiu. Se tem interesse, procure um advogado. Próximo presidente certamente será gastador e em algum momento a conta vai chegar. Aí bate os 7 facil. Abs

      Excluir
  5. Que sorte da sua filha, presente para a vida toda.

    Também estou dolarizando, o dólar está indo mal frente ao real justamente no momento em que as stocks estão caindo, ótima hora para aumentar o percentual de investimentos no exterior.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Vagabundo, que ótima conquista.

    Planejar, executar (com muito esforço) e atingir o objetivo...bom demais.


    ResponderExcluir
  7. Fala vagabundo! Queria entender o porque a sua filha ter um passaporte europeu é uma grande oportunidade? Poderia explicar seu pensamento..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela vai ter transito livre em 27 países mais o Brasil, podendo escolher em qual viver.

      Excluir