Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Balanço - Outubro/2022

Bastante trabalho, muitos problemas, algumas viagens e pouco tempo: isto foi outubro de 2022.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,6%
Tá ótimo.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,3%
Medíocre - a decepção do ano por causa da deflação.

Fundos: 1,1%
Excelente ! A surpresa do ano ?

FGTS: 0,43%
Tá de bom tamanho.

Ações: 4,5%
Muito bom ! Nada de aportes, segue ao sabor do vento.

FIIs: -0,6%; DY do mês ficou em 0,86% 
Depois de mostrar sinais de recuperação os FIIs parecem não sair do atoleiro tão cedo. Voltei ao HGBS11 pra diversificar um pouco a parte de shoppings pois só no VISC11 não confio. Aliás, não confio em nada, por isso diversifico.

EUR: 0,9%
Enfim um pequeno alívio
 
USD: -1,7%
O pesadelo continua. E comprei mais IVVB11.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Ótimo!

Um mês de recuperação.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,7%: no ano 0,8%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -2,82%
Taxa de poupança: 15%

Indicadores:

CDI: 1,02%, acumulando 10,02% no ano 
IPCA previsto: 0,16%, acumulando 4,26% no ano 
Poupança: 0,6501%, acumulando 6,4474% no ano

Um rendimento modesto, no entanto mais um pequeno passo rumo ao grande objetivo: virar vagabundo !

Próximos passos


Foco agora no fim do ano é simplificar a carteira, desovar ativos que não vingaram ou que já não fazem mais sentido. Na lista tem por exemplo XPSF11 e o fundo XP DNA Vision. Ambos há 2 anos só enchendo o saco.
 
Aliás, simplificar é meu sonho de consumo. Quero um app que puxe tudo das corretoras e me diga mastigadinho quanto eu tenho. A planilha AdP tem há vários anos desempenhado um papel fundamental na minha trajetória, porém estou achando-a ultrapassada e muito trabalhosa pra atualizar todo mês. Alguma idéia ? Deixe seu comentário.

Bons investimentos a todos e até a próxima!

11 comentários:

  1. Boa. Simplificar é sempre o melhor caminho

    ResponderExcluir
  2. Simplifique Vagabundo, muitas vezes menos é mais.
    Aproveitando a oportunidade gostaria de fazer uma pergunta a você e quem mais puder me ajudar:
    Já compensou perdas em ações?
    Perdi dinheiro em ações no passado e recuperei agora, em tese posso pagar muito menos imposto subtraindo o prejuízo passado do lucro atual.
    Mas como nunca fiz isso e tudo que envolve declaração de IR não facilita em nada a vida do investidor estou temeroso em cair na malha fina, ou ter qualquer outro problema relacionado a isso.
    O desconto de imposto do lucro de ações deveria ser automático e compulsório como acontece em outras aplicações financeiras, facilitaria demais e evitaria erros e omissões propositais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cair na malha fina nao é problema se nao estiver fazendo nada errado de proposito. Já cai e fui intimado a explicar e tinha um pequeno engano da minha parte. Deu nada...até a multa perdoram pq viram que era sem intencao

      Excluir
    2. Pra compensar o prejuizo vc precisar ter declarado ele no anterior. Eu sempre acabo procurando no youtube alguem demonstrando como lança.

      Excluir
  3. Vagabundo,

    Acho curiosa a mistura de criatividade e de ego do pessoal que escolhe o nome desses fundos de investimento.

    Sobre o controle dos investimentos eu descobri no começo do ano o site Status Invest. Eles tem a opção de importação do CEI, mas parece que é até 36 meses para trás... acabei precisando fazer muitos lançamentos manuais e gastei um bom tempinho nisso hahaha', mas depois que estava pronto foi só alegria. Hoje a minha carteira está toda lá no StatusInvest, ainda mantenho um controle Manual no Excel e elas estão batendo certinho no total do patrimônio.

    O StatusInvest também oferece dados de rentabilidade histórica em cada ativo e um painel de acompanhamento dos dividendos.

    Eu uso a versão gratuita.

    A Bastter também é uma boa opção para quem topa pagar, principalmente pelo apoio no IR.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da dica do status invest. Mas se tiver que lançar na mao as compras antigas eu desisto. Minha ideia seria lancar manual a posicao atual e dai por diante deixar o site atualizar. Daria certo ? Ele ajuda alguma coisa pra calcular lucros e perdas pra DARF e Declaracao de IR ? Vi que ele tem uma categoria ETF. O que entra aí ? Pergunto pois IVVB11 BOVA11 e GOLD11 sao ativos completamente diferentes, ainda que todos sejam ETF. Valeu !

      Excluir
    2. Vagabundo,

      Eu optei por lançar tudo manual pois eu tenho TOC com qualquer erro kkkkk

      Mas nada impede que você simplesmente jogue tudo de uma vez lá e ele calcule a rentabilidade a partir daquele ponto.

      É muito fácil de usar e você pode integrar para importar os novos eventos do CEI.

      Entretanto se precisa de acompanhamento para IRPF eu acho que vale a pena olhar o Bastter (apesar da assinatura de quase R$ 450 por ano) que faz tudo que o StatusInvest se propõe + o apoio do IR + uma comunidade com uma filosofia muito interessante.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
  4. Até hoje não encontrei ferramenta melhor que o Bastter System. Vai sempre te dizer quanto você tem atualizado em tempo quase real, permite inserir moedas e investimentos no exterior, faz o controle dos dividendos, entrega tudo mastigado para o IR e otras cositas más que não lembro agora. Acho uma mão na roda.

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele cobre renda fixa tambem ? Valeu a dica

      Excluir
    2. Cobre títulos do tesouro e bonds. Não sei como funciona para a renda fixa privada (CDBs, debêntures) porque não tenho, mas imagino que seja possível incluir também.

      Excluir