Olá queridos leitores, quanta volatilidade esses mês ! Enterrou o ano de vez. Terra arrasada ! Eu segui o preceito de comprar ao som dos canhões. Será que um dia ouvirei os violinos ? Aos poucos vou me cansando.
A IF está no nosso dia a dia. Porque digo isso ?
Tem o tal colega que comentei aqui, que acidentalmente (assim espero) me mostrou uma cena insólita em seu celular. Conversando outro dia ele me contou um pouco da sua história. Disse que estava aposentado (!) mas resolveu voltar ao batente pois se sentia entediado. No primeiro ano disse que foi maravilha, cuidou da casa, do jardim, leu livros, viu TV e descansou. Depois veio o tédio. Recebeu a proposta e entrou na firma poucos meses antes que eu. Ele tem uns 55 anos. Como se aposentou cedo não sei... veremos as cenas dos próximos capítulos.
Tenho 2 colegas da faculdade que atingiram a IF, cada um a seu modo. Um deles montou uma empresa depois de formado, ralou pra caramba e o negócio prosperou. Depois se desentendeu com os sócios, vendeu a parte dele e se aposentou. O outro me disse há alguns anos numa mesa de bar que se vivesse a pão e água o resto da vida não precisaria mais ganhar dinheiro. Acredito que recebeu uma herança. Saiu do seu emprego formal e dedicava-se a projetos pessoais de desenvolvimento de software.
Acho incrível numa mesma turma termos 3 casos - eu e eles.
Talvez você conheça alguém que atingiu a IF e nem saiba.
Todas
rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada.
Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos
no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo
pro Brasil, mais multas e impostos.
Uma merda mas acho que até saiu barato levando em conta toda a volatilidade que ocorreu. Enchi o carrinho de IPCA 6+ e peguei um pouco de prefixado a mais de 13%.
Ridículo. Dessa vez os fundos de infra caíram, embora tenham dado um yield de 1%, livre de IR.
Um desastre.
FGTS: 0,4%
Firmeza.
Uma catástrofe. A caminho do terceiro ano consecutivo com rendimento negativo. Depois de 4 meses sem aporte eu mandei bala em TAEE11, BBDC4, SMAL11, GOVE11 e DIVO11.
FIIs: -5,9%; DY do mês ficou em 0,88% Parece não ter fim o calvário dos FIIs. Se encaminham pro terceiro ano consecutivo de rendimento negativo por aqui, por outro lado com yield já na casa dos 10% este ano.
Cambio ajudou e ativos também se valorizaram.
Subiu tudo ! Mas deve fechar o ano no vermelho.
Outros ativos
Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%Ótimo!
Caminhando pro zero a zero. Tirei uma grana do PGBL que caiu bem no momento em que o TD IPCA bateu 6%. Foi tudo pra lá. Pretendo acabar com o PGBL ao longo dos anos pois não uso mais a vantagem fiscal e não serve pra planejamento sucessório.
Resultado do mês
Rendimento global da carteira: -0,3%: no ano 0,5%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -3,28%
Taxa de poupança: 27%
Indicadores
:
CDI: 1,02%, acumulando 11,14% no ano IPCA previsto: 0,53%, acumulando 5,26% no ano
Poupança: 0,6515%, acumulando 7,1409% no ano
Até saiu barato tendo em vista o fusuê que rolou no mercado esse mês. Me sinto no entanto frustrado. O que sobra do salário eu invisto e o mercado come. Assim não dá !
Próximos passos
No fim do ano vou viajar um pouco e torrar uma grana. Bem que podia ter uma euforia qualquer pra me ajudar né ! Falava-se em bolsa a 150k e cadê ?
Desde já boas festas a todos !
É, amigo, a sangria foi geral en novembro. Ainda não vi ninguém da finansfera com resultado positivo.
ResponderExcluirNo máximo um ou outro que tomou menos pau, como o colega Poupador do Interior por exemplo
ExcluirSe eu chegasse num patamar de patrimônio que considero bom, abandonaria o investimento em ações.
ResponderExcluirSigo investindo em apenas uma ação por vez e espero que até o fim de dezembro tenha um lucro razoável.
A bolsa é em grande parte movida a especulação. Se o futuro ministro da Economia for bem aceito pelo mercado e o cenário internacional não atrapalhar, creio que podermos ter uma valorização da semana que vem até o fim de dezembro.
Dizem que no longo prazo sobe, portanto é interessante pra quem é jovem. A especulacao e movimentos de curto prazo temos que ignorar, ou entao ir pra renda fixa. Melhor ainda, diversificar. Abs
ExcluirEssa história foi muito boa do celular kkkkkkkkk
ResponderExcluirAcho que simplesmente ficar ocioso depois do FIRE é impossível para quem passou décadas trabalhando igual um louco, no final acredito que após um período sabático o destino só oferece duas possibilidades: depressão ou voltar ao trabalho.
O que acho bacana é que com um bom patrimônio a pessoa pode realmente começar a trabalhar com o que gosto e sem aquela pressão e assédio da empresa correndo sua paz.
A rentabilidade tá terrível para todo mundo, mas se levar em conta toda a tensão no mercado podemos dizer que a conta saiu barata hahaha'
Abraços,
Pi
Depressao ou voltar ao trabalho é o destino de quem não sabe o que vai fazer, que não pensou pra onde vai depois que sair da corrida dos ratos. Trabalhar com o que gosta é o ideal, porém sao poucos que conseguem viabilizar paixões como trabalho. Sobre rentabilidade, vc até que se saiu bem, sua carteira é muito resiliente!
Excluirboas festas!
ResponderExcluirObrigado, igualmente, mano!
ExcluirTô com o PI acima, não acredito muito na ideia de se aposentar e passar o resto da vida no sofá. Acho que para a maioria das pessoas não vai funcionar. O legal é usufruir da liberdade e da tranquilidade que o patrimônio traz. Abraços!
ResponderExcluirConcordo. Só ver Netflix não dá. abs
ExcluirAções eu acho um ótimo investimento. Caiu é só comprar. Subiu segura a ação e aloca seus rendimentos em RF, quando despencar de novo, compra mais ações. Começou a subir aloca em RF. Ir contra a manada.
ResponderExcluirEscolha boas empresas e acompanha.
Realmente vc conhecer duas pessoas que atingiram o IF é para poucos. Já tenho meus 45 anos e não conheço ninguém.
Conheço colegas que estão ricos. Compram carros de 500k, pagam tudo a vista. Mas todos trabalham. Uns são executivos, outros donos de empresa.
Tenho tantos planos pra IF.
Lendo o blog do viagem lenta que é IF há mais de 10 anos, ele conta que nunca esteve tão ocupado como nesses últimos 10 anos. Então o ócio está na cabeça de cada um. Mesmo sem precisar gastar muito, dá pra fazer um monte de coisas com o tempo disponível da IF.
Faz tempo que compro ações baratas que ficam ainda mais baratas depois que compro. Espero um dia poder vender e por na renda fixa. :)
ExcluirEu conheço pessoalmente 3 que atingiram IF: os 2 da faculdade e o cara lá no trampo. Que bom que vc tem planos. Chegando lá já sabe o que fazer e nao vai sofrer com depressao por causa do ócio. Boa jornada!
como a galera gosta de olhar rentabilidade depois que entra da RV.
ResponderExcluirA partir do momento que entramos na RV, temos ações ou cotas, não mais um determinado valor. Nos tornamos socios de empresas. Quem busca dividendos, quando ação cai tem que agradecer, assim vc pode comprar mais ações. o mais importante é analisar a qualidade da empresa. e ir acumulando ações. os dividendos são pagos pela quantidade de ações. Então, se vc entende que a empresa é boa, agradeça quando o valor da ação, assim vc tem a oportunidade de comprar barato e se tornar mais e mais sócio dela! A mesma lógica para os FIIs.
Pois é, faz tempo que venho nessa de comprar barato, depois mais barato, depois mais barato ainda... ações especificamente eu decidi não comprar mais, só ETF. Quando cai eu vou e compro ETF. DIVO11, GOVE11 e SMAL11. Muito mais tranquilo. Abs
ExcluirSe faz tempo que utiliza essa lógica então ja deve estar com muiiiiitos dividendos. O dividendo é pago em cima da quantidade de ações, e não se ação hj está 12 e amanha 8.
ExcluirTalveu faça um post sobre isso, de todo jeito ja posso te adiantar uma metrica que confirma o aumento de dividendos. Em 2021 28% das minhas despesas poderiam ter sido cobertas com dividendos de ações, FIIs e cupons do tesouro. Em 2022 subiu pra 44% ! Despesas ficaram no mesmo patamar.
Excluir