Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de julho de 2023

Balanço - Junho/2023

Queridos leitores, aqui estou eu curtindo minhas merecidas férias neste país maluco. São Paulo parece uma cidade distópica, saída de algum filme do pós-apocalipse. Montanhas e montanhas de concreto, viadutos, avenidas, arranha-céus, carros e gente que não acaba mais. Riqueza e miséria convivendo lado a lado. A qualidade de vida aqui é sofrível. Tudo é longe e lotado. Haja resiliencia.

Meu inquilino foi embora mas já apareceu outro. Estou devendo um comparativo FIIs X Aluguel. Um dia sai !


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 1,9%
Excelente !
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,6%
Medíocre. O problema é que a maioria dos meus títulos está na faixa IPCA+5, enquanto hoje em dia temos um CDI que é IPCA+8.

Fundos: 0,3%
No passo da tartaruga manca.

Ações: 5,3%
To the moon !

FIIs: 5,1%; DY do mês ficou em 0,84% 
Quase saindo da lama.

EUR: 0,3%
Ridículo.
 
USD: -3%
Dólar caiu bem esse mês.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Excelente!

Bem meia-boca.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,5%: no ano 5,4%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 4,2%
Taxa de poupança: 30%
 
Indicadores:

CDI: 1,02%, acumulando 6,28% no ano 
IPCA previsto: 0,04%, acumulando 2,95% no ano 
Poupança: 0,68%, acumulando 4,08% no ano

Melhores investimenos do semestre: TD (10%) e Ações (8,4%).
Piores investimentos do semestre: EUR (-3,2%) e USD (0,3%)

Um ótimo semestre, que trouxe meu patrimônio para o mesmo patamar de 4 anos atrás. Foram 2 anos de retiradas, sem renda, depois 2 anos com renda mas rentabilidade pífia.


Próximos passos

 
Quase todos meus indicadores apontam para outro sabático. No entanto tenho que conferir outra vez as contas pois desconfio que a inflação que nos assolou nos últimos anos deve ser acrescentada. Tá certo, produção ? Se o cara por exemplo queria juntar 100.000 mas durante a acumulação a inflação foi 10%, ele na verdade precisa de 110.000 né ?
Agora é curtir as férias, revendo os amigos e lugares que fizeram parte da minha história.

Até a próxima!

8 comentários:

  1. Olá, Vagabundo,

    O comparativo FIIs x Aluguel de imóvel vai ser interessante!

    Durante os dois anos que passou sem renda, as retiradas vinham da venda de ativos, como apregoa a tal regra dos 4%? Ou as retiradas vinham do que pingava de dividendos?

    Em julho vou pisar no freio também, bom descanso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FT, tudo tranquilo ? Era uma mistura dos dois. Detalhes no post http://querovirarvagabundo.blogspot.com/2021/06/2-anos-de-sabatico-valeu-pena-reflexoes.html

      Excluir
  2. São Paulo não é distópica, é apenas uma grande cidade parecida com tantas outras pelo mundo.
    A qualidade de vida vai depender muito de sua rotina e do bairro/região onde você mora. Morar em alguma cidade da região metropolitana, pode ser uma opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo qualidade de vida num raio de 50km. Pra mim não dá.

      Excluir
  3. Eu tenho que começar a acompanhar mais de perto a inflação pra ver o ganho real, mas de qualquer forma, 1,5% em uma carteira bastante diversificada é bom, parabéns! Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá, iniciando meu periodo "sem trabalho" este mês, aos 51 anos. Julho/2023 será o primeiro mês em que minha renda virá somente dos investimentos.
    Um pouco de alegria e medo misturados, espero fazer durar "para sempre" e não precisar voltar a trabalhar por necessidade.
    Obrigado por compartilhar tanta informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ! Parabéns ! Obrigado pela visita e vai mandando notícias por aqui.

      Excluir