Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Balanço - Julho/2023

 

 

Bem, amigos, alegria de pobre dura pouco. Acabaram-se as férias, voltei à realidade. Não mexi muita coisa nos investimentos pois afinal não havia tempo nem clima.

Vamos lá.

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,7%
Tá bom.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,6%
Medíocre. Já falei aqui, o problema é que a maioria dos meus títulos está na faixa IPCA+5, enquanto hoje em dia temos um CDI que é IPCA+8.

Fundos: 0,7%
Foi bem.

Ações: 0,7%
Tá bom, apesar que visivelmente a carteira perdeu o fôlego. Será que vamos ladeira abaixo ou vem uma nova alta ? Peraí, vou pegar minha bola de cristal...

FIIs: 0,7%; DY do mês ficou em 0,85% 
Também perdeu o fôlego, mas esse mês praticamente zerei a rentabilidade no que se refere somente à variação das cotas, ficando como lucro apenas os dividendos dos últimos 6 anos. Aliás, recorde absoluto esse mês em termos nominais.

EUR: -1,8%
Vai virar papel higienico.
 
USD: 1,6%
Só alegria !

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,8%
Tá ótimo. LFTS11 sofrendo com problemas de compliance. No Brasil até o passado é incerto.

Deu uma bombada.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,6%: no ano 6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 3,9%
Taxa de poupança: 32%
 
Indicadores:

CDI: 1,02%, acumulando 7,3% no ano 
IPCA previsto: -0,07 acumulando 2,76% no ano 
Poupança: 0,66%, acumulando 4,7653% no ano

Mês meio de reassaca depois da forte alta de maio e junho.

Próximos passos

 
Estou voltando a investir no exterior. Aos poucos vou pegar a grana parada e voltar a investir em fundos de índice na Europa. Sei que é errado fazer market timing, mas com a perspectiva de subida de juros eu preferi meter o pé no freio. Se a perspectiva piorar eu paro de novo. 
 
Vamos na fé.

6 comentários:

  1. Grande Vaga, blz?

    Cara, eu achava errado marketimming, mas talvez "surfar" ciclos de mercado seja mais viável que fazer stockpicking. Mas ainda não o faço. rs. Mas está na minha lista de coisa para ler sobre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Neto ! É errado e acho difícil nós pobres mortais acertarem o ponto. Eu me arrisquei e só o tempo dirá se foi uma boa escolha. Parabéns pelo seu desempenho, sigo acompanhando. Abs

      Excluir
  2. Acho que essa é a expectativa geral: se estamos diante de um pequeno respiro da bolsa para em seguida continuar a crescer ou se daqui pra frente é só pra trás kkkkk. Vamos aguardar, abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dias a tendencias é clara: correção. Nesse mundo globalizado, tudo afeta. A Argentina parece estar cavando mais um buraco no fundo do poço e logo vai refletir aqui. Espero estar errado !

      Excluir
  3. O negócio é comprar empresas boas.

    Na alta não tem defeito, tudo está um mar de rosas. Na baixa precisamos nos segurar na mentalidade de que estamos comprando com desconto boas companhias.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil é saber quais são as boas. Mas tem que comprar na baixa, por mais absurdo que pareça. Eu praticamente me forçava no começo do ano... era comprar e ver cair mais um pouco. Mas uma hora vc colhe os frutos. Valeu, obrigado pela visita ! E parabéns pelo desempenho, tá voando hein ! Abs

      Excluir