Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Balanço - Setembro/2023

Bem, amigos, dessa vez o Sr. Mercado não colaborou. 

Tenho andado meio de saco cheio de ser pobre, porém não sei bem onde valeria a pena investir pra melhorar minha qualidade de vida. Não abro mão de aposentar cedo ou pelo menos dimiuir o ritmo. Estou meio num limbo e empurrando tudo com a barriga. Não gosto nada disso.

Minha idéia de virar freelancer pra ganhar mais dinheiro não está funcionando. Não sei bem o que acontece. Talvez por não estar atualmente nessa modalidade assuste os headhunters, talvez pensem que não aguento a instabilidade. Não sei. No pior dos casos, ano que vem vou pedir pra trabalhar 3 dias por semana e se não deixarem procuro alguém que deixe.

Com o salário de jornada parcial pago as despesas básicas. Se quiser viajar ou jantar fora tiro da carteira. CoastFIRE né ? Já estou nessa há 2 anos na verdade. Carteira rendendo pouco enquanto cubro todas as despesas com meu salário.

Trabalhar me toma muito tempo, energia e atrapalha demais minha vida. Não dá pra fazer isso até os 65, sinto muito.

 Mas o sr. Mercado tem que colaborar ! Na reta final só aporte não resolve ! Vamos lá que eu quero virar vagabundo logo !!!!


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,15%
Horrível !
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,4%
Ridículo ! Não sei o que aconteceu.

Fundos: 0,2%
Mais uma vez de lado.

Ações: -0,3%
Até que foi resiliente. Mais aportes em DIVO11.

FIIs: 0%; DY do mês ficou em 0,87% 
Pensei que seria bem pior. Me livrei do MXRF11 e bem quando comecei a desovar o XPSF11 caiu tudo. Deu pra pegar um pouco de KISU11 nas quedas.

EUR: -2,2%
Mais um desastre !
 
USD: -1,6%
Madeira....

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,9%
Excelente !

Outro desastre.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,5%: no ano 5,6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 0,63%
Taxa de poupança: 21%
 
Indicadores:

CDI: 0,97%, acumulando 9,94% no ano 
IPCA previsto: 0,35%, acumulando 3,6% no ano 
Poupança: 0,6136%, acumulando 6,164% no ano

Foi porrada pra todo lado, praticamente nada se salvou !


Próximos passos
 

Vou diminuir minha alocação em fundos multimercados. 
 
Uma parte vai Tesouro Direto. Estava olhando o Renda+ e o Educa+. Este último serve também pra aposentar, não precisa ser pra pagar faculdade. Ainda tem a vantagem de ter mais opções de títulos, com vários vencimentos. Vejo vantagem desses títulos sobre o TD Juros Semestral, que eu tenho, pelo fato de você só receber lá na frente e com isso acaba pagando menos imposto.
 
Outra vai pra renda fixa - CDBs, LCA, LCI.

Vambora ! Obrigado pela visita no blog e bons investimentos a todos !

4 comentários:

  1. QVV,

    A situação não é fácil para nós simples mortais, infelizmente a vida de bosta do pobre brasileiro é insuportável para se aceitar viver até os 65 anos nela. Como tem milhões de brasileiros que não acordam para isso?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhar até os 65 é loucura em qualquer lugar ! Brasileiro está vendendo o almoço pra comprar a janta, não chegou nem no nível de questionar essas coisas. Triste.

      Excluir
  2. Vagabundo, entendo bem esse seu sentimento de estar de saco cheio de ser pobre. Eu tenho tido uma taxa de poupança alta pro quanto eu ganho, porém meu padrão de vida está 4 degraus abaixo do que eu poderia ter. Às vezes é complicado ver que todo mundo ao seu redor que ganha +- o mesmo que você tem uma vida que está esses 4 degraus acima, mas eu pelo menos por enquanto continuo tranquilo em manter isso dessa forma. Eu também quero virar vagabundo o mais rápido possível.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir