Pesquisar este blog

domingo, 5 de novembro de 2023

Balanço - Outubro/2023

E aí gente, como está a caminhada de vocês ? Outubro foi um mês definitivamente ruim pra mim.

Por um lado meu plano pra virar freelancer e ganhar mais dinheiro estagnou ao ponto de eu considerar algumas ofertas pra empregado mesmo, porém com perspectiva de um belo aumento. Fiz 2 entrevistas. 

A primeira foi linda. Falei que queria mudar de emprego pra ganhar mais e fui rejeitado na hora. Lição aprendida. Bolei uma narrativa pra não falar em dinheiro, consistindo em enfatizar que busco um melhor work-life balance. Isso é perfeito pois qualquer empresa que procure alguém pra escravizar já vai me rejeitar, e é isso que eu quero - não quero me matar de trabalhar, mesmo que seja ganhando mais. Não vale a pena pra mim.


A segunda foi com um concorrente que tem péssima reputação. Pagam pouco e dizem que o ambiente é tóxico. Minha narrativa ia espantá-los rapidinho. Pra minha surpresa marcaram a entrevista mesmo eu pedindo um valor acima do mercado. Na entrevista foi tudo bem, nem um sinal da tal má fama. Nem precisei recorrer a estórias da carochinha pra justificar meu interesse. Acho que marcaram comigo pra espionar e nada mais. Não ouvi mais nada deles.

Por outro lado temos o desempenho da carteira que foi uma merda o mês inteiro, com uma pequena recuperação nos últimos dias.


Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0%
Empacou.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,6%
Medíocre.

Fundos: 0,1%
Empacou.

Ações: -3,8%
Madeeeeira !!!!

FIIs: -2,8%; DY do mês ficou em 0,85% 
Mais um desastre !

EUR: -0,4%
Queda livre !
 
USD: 2,4%
Ouro disparou 7% com o conflito no Oriente Médio.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 0,7%
Tá de bom tamanho.

Medíocre.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,3%: no ano 5,2%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 0%
Taxa de poupança: 27%
 
Indicadores:

CDI: 1%, acumulando 10,94% no ano 
IPCA previsto: 0,21%, acumulando 3,82% no ano 
Poupança: 0,6061%, acumulando 6,8075% no ano

Estou com rendimento inferior ao da poupança !!!

Próximos passos
 

Esse mês caem alguns resgates de fundos que estou abandonando. Vai tudo pra renda fixa.

Outra meta do mês é desovar XPSF11.

Valeu, até a próxima !

10 comentários:

  1. É meio triste se esforçar tanto na diversificação e ficar abaixo da poupança, estou na mesma situação, o ano que começou promissor já está escorregando na casca de banana.
    Cadê os voos de galinha que o Brasil dava de vez em quando?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Agora mesmo tá rolando um pulo da galinha. Vamos ver até quando vai... eu vou é vender sem dó se a planilha mandar.

      Excluir
  2. tbm venho tendo resultados bem ruins nos últimos tempos, sigo firmo no plano, embora meu aporte tenha diminuído consideravelmente devido ao aumento do custo de vida

    ResponderExcluir
  3. Concordo com mendigo, a rentabilidade tem sido pouca em praticamente todas as carteiras diversificadas, das que acompanho na finansfera... mas uma hora a coisa engrena, espero que nos próximos 10 anos no máximo hehehe Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, cara, nao dá esperar isso tudo nao !!! Porque a gente nao tá começando agora né ? Eu comecei na bolsa faz 6 anos. Cadê meu retorno ?!? Haja paciencia.

      Excluir
    2. Sim, desanima, no começo nas quedas eu sempre acabava aportando cada vez mais na RV, esperando o momento de alta, mas está difícil, 4 anos meia boca, aos poucos estou repondo a parcela de RF na minha carteira, estou percebendo que o Brasil, é melhor ter mais RF que RV mesmo.... todos estudos que a gente vê dizem o contrário, mas na prática, nesse período que entramos, a coisa tá feia. Abraços

      Excluir
  4. Pretende alocar alguma porcentagem em cripto ou Bitcoin ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo direito cripto e acho muito especulativo, então por enquanto prefiro ficar de fora.

      Excluir
    2. Recomendo muito esse livro: O Padrão Bitcoin (Edição Brasileira): A Alternativa Descentralizada ao Banco Central. Acredito que vai te dar uma visão melhor, é um livro muito bom.No mais, acredito que faz certo em ficar de fora sem entender .

      Excluir