Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Balanço - Agosto/2025


 
Alô !
 
Recomendo esta série de artigos sobre gente que chegou na independência financeira e passou pro lado de lá, ou que está questionando o que fazer daqui pra frente. Fala sobre os medos, o vazio, a falta de direção, incertezas e toda bagunça mental que é típica de quem se questiona se vale a pena continuar acumulando patrimônio, mesmo já tendo o suficiemte. E também sobre a liberdade que a vida pós contra-cheque traz. Tanto tem nego que largou Wall Street com alguns milhões como nego com dezenas de milhões ainda tentando sair do jogo.
 
 
 
 

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,7%
Vai indo num ritmo legal. Estava sobrando uma graninha que veio de cupons do TD2040 e preferi aportar aqui, numa taxa pornográfica de IPCA+7,3%.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 0,8%
Fundos de Infra deixaram um yield de 0,96%. Dei uma olhada e resolvi trocar o IFRA11 pelo JURO11. Achei a carteira dele melhor e no geral mais estável. A idéia inicial era chutar o KDIF11 mas olhando melhor este também me parece mais tranquilo. Na escadinha de CDB não aconteceu nada.

Fundos: 1,7%
Não sei o que deu nos gestores. Esse ano os caras estão arrebentando !

Ações: 4,3%
Haja volatilidade ! Mas segue bem e espero que não seja vôo de galinha.

FIIs: -0,4%; DY do mês ficou em 1,02% 
Mais um excelente DY enquanto as cotas seguem capengando. Quando a SELIC chegar em 9% eu avalio se vendo tudo. Esse ano rolaram umas fusões que trouxeram 2 fundos pra carteira que eu não sei ainda se vou continuar com eles: RBVA11 e RVBI11. Tenho que ver.

EUR: 0%
Estagnou.
 
USD: 0%
O SP500 até subiu, mas o dólar caiu.

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 1%
Tem crescido mais rápido que a carteira em si. Já tá até sobrando ! Como ano que vem tenho planos pra usar vou deixar quieto por enquanto.

Tá mais ou menos.


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,7%; no ano 5,2%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 0,9% 
Taxa de poupança: 19%
 
Indicadores:

CDI: 1,16%, acumulando 9,03% no ano
IPCA previsto: -0,14%, acumulando 3,15% no ano
Poupança: 0,6731%, acumulando 5,3982% no ano

Mês de recuperação, de volta ao ritmo devagar e sempre. Entre dividendos de FIIs, Ações, FI-Infra, cupons de TD e aluguel, poderia ter coberto todas minhas despesas. Pelo quarto mês consecutivo !
 

Próximos passos 

 
Li que ano que vem o tesouro direto vai lançar um título pra reserva de emergência, sem marcação à mercado. Parece uma boa. Se rolar vou considerar. Também tenho na lista de candidatos o LFTB11, o sucessor do LFTS11 (que eu tenho) só que sem a pegadinha do imposto de 25%.
 
Falando em imposto, até o fim do ano vão bater o martelo sobre a nova tributação da renda fixa. Tenho um monte de TD IPCA 2026 pra vencer. Será que tá todo mundo pensando como eu ? Se aprovarem, vou vender tudo e recomprar com vencimento mais longo, ainda valendo a tributação atual. 
 
Preciso revisar minhas planilhas pra confirmar que posso virar vagabundo ano que vem, só que tenho um monte de picuinhas do dia-a-dia atrapalhando. Nunca dá tempo.
 
E o tempo não pára.

Faltam 271 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário