Pesquisar este blog

sábado, 4 de outubro de 2025

Balanço - Setembro/2025

 


Alô mundo !
 
Nada muito emocionante rolando esses dias, gente. No trampo estou descambando pro ostracismo. Depois de começar a trabalhar meio período os dias eram intensos resolvendo coisas que se acumulanvam nos dias em que eu não trabalhava. Aos poucos fui resolvendo as pendências e este mês meio que zerei a fila, sem terem me passado mais nada. Tem projetos rolando mas fui deixado de lado. Acho que não estão mais contando comigo. Não pode ser coincidência que contrataram um cara novo em agosto. Duvido que me demitam, só acho que realmente virei figurante nesse filme.
 
Já pelo lado positivo, revisei minhas planilhas e está tudo encaminhado pra virar vagabundo. Com o bom desempenho do Sr. Mercado a TNRP caiu de 2,5% pra 2,1%, contando com INSS. Sem INSS ficou em 3%. Tem uma margem boa aí pois calculei que viveria até 100 anos. Não existe histórico de tanta longevidade na família. Se colocar 95 já dá uma baita diferença. Vamo que vamo !!!
 

Para os adeptos da clássica conta de padeiro 4%, recomendo este artigo do blogueiro "The Poor Swiss". Ele refez o Trinity Study com mais dados. Já adianto que ele derrubou o mito de que se 4% funciona em 30 anos também vai funcionar em 50. Pra mim sempre foi óbvio.
 
 

Desempenho da carteira

Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
 
Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 0,6%
Devagar e sempre. Enfiei mais grana nas taxas estratosférias de IPCA+7,3%. Pelas minhas contas, a partir de 2030 vou receber um salário mínimo por mês, por 20 anos. Já dá pra bancar o churrasquinho de fim de semana.
 
Renda Fixa (CDB, LCx, Debêntures): 1,12%
Fundos de Infra se valorizaram e deixaram um yield de 0,76%. Na escadinha de CDB venceu um título a IPCA+8,8, o qual eu reinvesti a IPCA+8,45. Vai cobrir a TNRP e ainda sobrar com folga !

Fundos: 1,3%
Mais um excelente mês.

Ações: 3,9%
Segue com força o vôo de galinha.

FIIs: 1,8%; DY do mês ficou em 1% 
Enfim um excelente mês para os combalidos FIIs.

EUR: 0,4%
Os ativos em si subiram, mas o câmbio caiu.
 
USD: 5,1%
Excelente !!!

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.


Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): 1,1%
Excelente !

Muito bom !


Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 1,3%; no ano 6,6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 2,6% 
Taxa de poupança: 19%
 
Indicadores:

CDI: 1,22%, acumulando 10,37% no ano
IPCA previsto: 0,48%, acumulando 3,67% no ano
Poupança: 0,6751%, acumulando 6,1098% no ano

Mês excelente, superando poupança ao longo do ano e dentro do mês até o poderoso CDI ficou pra trás.

 
Próximos passos  

Não acredito que ao pedir demissão e acabar com meu auto-exílio vão me oferecer pra trabalhar remoto do Brasil. Como falei, estou largado num canto. Mas se houvesse a oferta, seria tentadora. 
 
Não posso reclamar. Em 2019 eu trabalhava no cliente 2 vezes por semana, tendo que atravessar o trânsito caótico de São Paulo pra chegar lá, e correndo o risco de me mandaram ficar 100% no escritório. Fora o risco de pegar projetos fora, tendo que viajar toda semana e arrasando com meu tempo livre. Ainda por cima a pressão de ter que ser "o" cara, só encarando pedreira.
 
Agora trabalho 100% remoto, 3 dias por semana, em temas amenos e sem grandes cobranças. Que pena só ter chegado nesse patamar agora no fim da carreira. Se tivesse rolado uma mamata dessa quando eu tinha 30 anos acho que nunca teria descoberto esse negócio de independência financeira, FIRE, etc.
 
Próximos aportes vão provavelmente pra TD e FIIs. 

Faltam 239 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário