Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Balanço - Dezembro/2020


Acabou !

Foi um ano implacável que não deixa saudades. Gente do meu círculo social perdeu dinheiro, emprego, entes queridos e até a própria vida.

Eu engordei 3 quilos com a quarentena. Não dá pra ficar correndo por aí de máscara. Começaram a vacinar mas ainda temos um longo caminho... Eu tenho alguns amigos super encanados já falando que vacina nenhuma é 100%, que portanto esse pesadelo vai durar ainda mais. Uma hora vamos ter que dar uma de louco e simplesmente conviver com o problema, porque no longo prazo esse isolamento não tem como ser mantido. As pessoas querem viver, sair, se abraçar, se socializar.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 5,7%
Meus títulos tiveram valorização recorde !

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,5%
Ótimo !

Fundos: 4,3%
Mês excepcional ! Fiz uns rebalanceamentos pra equilibrar a carteira e espero que vá pra frente !

FGTS: 0,25%
Devagar e sempre.

Ações: 7,4%
Subiu bem ! Zerei IRBR3 pra nunca mais e joguei mais um pouquinho pra DIVO11. ODPV3 subiu 18% enquanto HGTX3 caiu 4,5%

FIIs: 0,8%; DY do mês ficou em 0,58% 
Entrei nas subscrições do GGRC11, RBED11 e BCRI11. Entrei nos FoFs BPFF11 e RBRF11. Vamos ver se vinga.

EUR: 0,4%
Muito bom !

USD: 0,8%
Excelente !


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança: 0,26%
Não sei como foi tão bem !

Bombou !

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 2,8% - Excelente ! Fechando o ano com 6%
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,6%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,4% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,16%; no ano 2,77%
IPCA: 1,35%; no ano fechou em 4,52%
Poupança: 0,12%; no ano 2,11%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,4% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2020 eu estava planejando uma taxa de retirada por volta de 2,6% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Resumão do ano


Encerro esse ano tão difícil com o patrimônio em seu topo histórico. Desde quando chutei o balde o patrimônio cresceu 4,5%, sendo 1% em 2020. Aos trancos e barrancos a carteira superou a inflação que vem galopando nos últimos meses. E mais um ano onde minha carteira de ações com excelentes empresas não conseguiu superar um índice onde metade das empresas estão quebradas ou nas mãos de políticos ou empresários corruptos.

Melhores investimentos do ano: USD 49,8%, EUR 35,7%, Tesouro Direto 5,7%
Piores investimentos do ano: FIIs -4,9%, Ações -3,3%, RF 4,7%

Despesas foram pagas com os seguintes recursos:
    • Dividendos de FIIs: 27%
    • Dividendos de Ações: 4%
    • Cupons do Tesouro Direto: 2%
    • Aluguel: 26%
    • Rendas não-recorrentes (diferença de rescisão e restituição de IR): 33%
Os 8% restantes, não cobertos por esses recursos, resultaram numa taxa efetiva de retirada de 0,15% sobre todo o patrimônio (imóvel + investimentos).

Se por uma lado as despesas aumentaram, por outro elas diminuíram à força por causa dos sucessivos confinamentos e restrições à mobilidade.

Próximos passos


Não vou detalhar aqui pro post não ficar muito longo. Explico com mais calma nos próximos dias. No curto prazo a carteira está bem equilibrada, demandando poucos ajustes.

Que todos tenhamos um ano novo com muito sucesso, saúde e liberdade !


6 comentários:

  1. Pessoas querem se abraçar? Nem fodendo ! só se for uma gostosa
    Abre ai pra nóis, quantos milhão vc tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :-)
      O blog segue uma linha "soft-porn" quanto a números. Não publico explicitamente mas tá por aí, se tiver curiosidade acha.

      Excluir
  2. Deus protege os Fires, Vagabundo! Fico feliz que, no fim do ano, você tenha tido uma rentabilidade bem decente e sua TSR tenha ficado dentro da meta.

    Quanto às ações, cada vez me convenço mais que os ETFs são a solução mais prática mesmo.

    Com relação aos FIIs, gosto de calcular a rentabilidade incluindo os dividendos pagos, visto que o papel os retira da cotação. Creio que no seu cálculo aí que deu variação negativa você não tenha computado isso.

    Abraço e ótimo 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, eu somei os dividendos sim ! A cacetada foi grande. Agora é juntar os cacos e seguir em frente. Feliz 2021 e ótimos investimentos !

      Excluir
  3. Fala Vagabundo, excelente ano hein, carteira FIRE segurando firme e crescendo, sua taxa de retirada é consideravelmente pequena, parabéns!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EI, foi um ano meio que perdido na verdade, mas fico contente por nao ter ficado no prejuízo. Taxa de retirada deve subir um pouco esse, aguarde o próximo post. Obrigado pelo apoio, abs !

      Excluir