Ano novo, vida velha.
Pandemia que segue.
Sinto que aqui em casa os efeitos do isolamento e falta de vida social decente estão mais presentes. Está ficando angustiante. Chega um momento em que qualquer vacina já serve desde que possamos nos livrar dessas malditas máscaras e ter uma vida mais normal.
Maníaco por planilhas, procurei e achei um jeito de puxar as cotações dos meus fundos e investimentos no exterior pro Google Sheets. Agora tenho 80% por cento da carteira online ! Ficou monstro a planilha. Talvez faça um post mostrando as fórmulas. Agora estou procurando um jeito de pegar o dividend yield. Se alguém souber, conte por favor no comentários.
Sobre o rolo da GameStop, eu me vi com o dedo no gatilho para recomprar IRBR3... Na hora desisti. É muita confusão. Empresa fraudadora de balanços sendo alvo de especulação/manipulação de mercado ? Chuta que é macumba ! Melhor deixar pra lá.
Desempenho da carteira
Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.
Derreteu e enterrou a carteira.
Muito bom ! A partir deste mês os títulos que vencem dentro de 6 meses passam a ser contabilizados no colchão de segurança.
Mês horrível !
FGTS: 0,25%
Devagar e sempre.
FIIs: 1%; DY do mês ficou em 0,7%
Excelente mês, valorização expressiva e dividendos gordos !
Alta do Euro
Alta do dólar
Outros ativos
Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,2%A partir deste mês os títulos de renda fixa vencendo em 6 meses passam a formar parte desta carteira.
Derreteu junto com a bolsa
Resultado do mês
Rendimento global da carteira: 0,2% - medíocre
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,8%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta
Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).
Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.
Foi um mês ruinzinho, onde o rendimento não superou nem a inflação.
Próximos passos
Ando pensando em bitcoin... fiquei louco ?!
Queria resistir em girar carteira mas tem vários FIIs por aí com qualidade e pagando mais rendimentos que os meus. Acho que vou começar a zerar minha posição em HGBS11, deixando somente o VISC11 como representante dos shoppings. Olho por exemplo para GGRC11 ou HGRE11: baita fundo, bem diversificado, mas o yield...
Também pretendo retomar esse mês meu negócio musical online. Falando em negócio,
esse japonês inventou algo sensacional, o trabalho perfeito: fazer nada. Se ele montar uma franquia eu entro !
Japonês esperto esse hahahahaha, ri muito kkk
ResponderExcluirExcelente taxa de retirada de 2020, desse jeito nem vai precisar de preocupar muito com sua liberdade financeira daqui pra frente.
Abçs
E aí EI, obrigado pela visita. Essa taxa de retirada é o que o meu portfolio aguenta e ela dá pra uma vida modesta, sem grandes extravagancias. Obrigado pelo apoio !
ExcluirPara Bitcoin recomendo se informar no canal do Fernando Ulrich
ResponderExcluirVou assistir alguns vídeos dele. Obrigado pela dica !
ExcluirQVV, beleza? tambem tenho pensado em btc tb... mas minha ideia é aportar apenas em fundos primeiro... pois ainda nao tenho conhecimentos para investir diretamente...
ResponderExcluirTambem penso em fundos e ETFs. Só que aí vc nao tem uma das vantagens do BTC que é a independencia das moedas tradicionais e bancos. O negócio é estudar pra tomar uma decisao consciente. Boa sorte !
Excluir