Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Balanço - Janeiro/2021

 

Ano novo, vida velha.

Pandemia que segue.

Sinto que aqui em casa os efeitos do isolamento e falta de vida social decente estão mais presentes. Está ficando angustiante. Chega um momento em que qualquer vacina já serve desde que possamos nos livrar dessas malditas máscaras e ter uma vida mais normal.

Maníaco por planilhas, procurei e achei um jeito de puxar as cotações dos meus fundos e investimentos no exterior pro Google Sheets. Agora tenho 80% por cento da carteira online ! Ficou monstro a planilha. Talvez faça um post mostrando as fórmulas. Agora estou procurando um jeito de pegar o dividend yield. Se alguém souber, conte por favor no comentários.

Sobre o rolo da GameStop, eu me vi com o dedo no gatilho para recomprar IRBR3... Na hora desisti. É muita confusão. Empresa fraudadora de balanços sendo alvo de especulação/manipulação de mercado ? Chuta que é macumba ! Melhor deixar pra lá.

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -1,4%
Derreteu e enterrou a carteira.

Renda Fixa (CDB, LCx): 0,5%
Muito bom ! A partir deste mês os títulos que vencem dentro de 6 meses passam a ser contabilizados no colchão de segurança.

Fundos: -0,7%
Mês horrível !

FGTS: 0,25%
Devagar e sempre.

Ações: -4,1%



FIIs: 1%; DY do mês ficou em 0,7% 
Excelente mês, valorização expressiva e dividendos gordos !

EUR: 5,9%
Alta do Euro

USD: 5,1%
Alta do dólar


Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,2%
A partir deste mês os títulos de renda fixa vencendo em 6 meses passam a formar parte desta carteira.

Derreteu junto com a bolsa

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: 0,2% - medíocre
Rendimento real nos últimos 12 meses: 1,8%
Taxa de retirada nos últimos 12 meses: 2,3% - dentro da meta

Indicadores do mês:

CDI: 0,15%
IPCA: 0,25%
Poupança: 0,12%

Como já passei de 1 ano de vagabundagem posso mostrar a taxa de retirada anual, que é mais fácil de entender e acompanhar. Esta taxa 2,3% é a divisão de todas as despesas dos últimos 12 meses, menos renda passiva (cupons de tesouro, dividendos de FIIs e ações), pelo valor da carteira 1 ano atrás. Ou seja, é retirada mesmo (venda de ativos).

Para 2021 estou planejando uma taxa de retirada por volta de 3,2% ao ano no máximo. Esta taxa foi calculada em cima da carteira do início do ano, já descontando uma estimativa de dividendos a receber. Não considero renda de aluguel nem meu imóvel nessas contas.

Foi um mês ruinzinho, onde o rendimento não superou nem a inflação.

Próximos passos


Ando pensando em bitcoin... fiquei louco ?! 

Queria resistir em girar carteira mas tem vários FIIs por aí com qualidade e pagando mais rendimentos que os meus. Acho que vou começar a zerar minha posição em HGBS11, deixando somente o VISC11 como representante dos shoppings. Olho por exemplo para GGRC11 ou HGRE11: baita fundo, bem diversificado, mas o yield...


Também pretendo retomar esse mês meu negócio musical online. Falando em negócio, esse japonês inventou algo sensacional, o trabalho perfeito: fazer nada. Se ele montar uma franquia eu entro !

6 comentários:

  1. Japonês esperto esse hahahahaha, ri muito kkk

    Excelente taxa de retirada de 2020, desse jeito nem vai precisar de preocupar muito com sua liberdade financeira daqui pra frente.

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí EI, obrigado pela visita. Essa taxa de retirada é o que o meu portfolio aguenta e ela dá pra uma vida modesta, sem grandes extravagancias. Obrigado pelo apoio !

      Excluir
  2. Para Bitcoin recomendo se informar no canal do Fernando Ulrich

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou assistir alguns vídeos dele. Obrigado pela dica !

      Excluir
  3. QVV, beleza? tambem tenho pensado em btc tb... mas minha ideia é aportar apenas em fundos primeiro... pois ainda nao tenho conhecimentos para investir diretamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem penso em fundos e ETFs. Só que aí vc nao tem uma das vantagens do BTC que é a independencia das moedas tradicionais e bancos. O negócio é estudar pra tomar uma decisao consciente. Boa sorte !

      Excluir