Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Balanço - Outubro/2021: o pesadelo continua


É Halloween e a bruxa está solta nos mercados. Sem mais delongas...

Desempenho da carteira


Todas rentabilidades abaixo são líquidas, com exceção de previdência privada. Já está descontado IR e taxas para se desfazer dos ativos. Para ativos no exterior considerei um ágio de 5% no câmbio se quisesse trazer tudo pro Brasil, mais multas e impostos.

Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): -5,3%
PQP caiu igual na crise do Covid...
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 0,8%
Segue cumprindo sua função, ainda que perdendo da inflação.

Fundos: 0,4%
Medíocre, apesar de que eu pensei que seria bem pior. Só o Verde despencou uns 4%.

FGTS: 0,25%
O de sempre.

Ações: -4,4%
Madeeeeeira ! Não aguentei e acabei comprando mais um pouco de ITSA4, ODPV3 e SEER3. Talvez tenha feito besteira. Mas dizem que não adianta ficar tentando adivinhar a direção do mercado. Fácil falar. Estou com -9,3% esse ano, enquanto o IBOV acumula -10,7%. Se antes eu ficava puto porque eu nunca superava o índice, agora fico feliz que pelo menos na queda eu tenho me saído melhor.

FIIs: -4,1%; DY do mês ficou em 0,8% 
Tá osso. Minha carteira só tem 1 fundo com algum lucro, o resto tá igual reunião do partido comunista - tudo vermelho. No entanto o DY aumentou pelo terceiro mês seguido. Sigo comprando ?! Não sei, mas acabei comprando algo mais de KISU11.

EUR: 5,8%
Foi muito bem !
 
USD: 9,3%    
To the moon !!!

Veja detalhes atualizados sobre a carteira no meu Painel de Controle.

Outros ativos


Colchão de segurança (SELIC, RF): 0,6%
Mais que isso não vai. 

:-(

Resultado do mês


Rendimento global da carteira: -0,3%; no ano acumula -0,8%
Rendimento real nos últimos 12 meses: -6%
Taxa de poupança: 14%

Indicadores do mês:

CDI0,486%; no ano 3,0222%
IPCA: 1,25%; acumulando 8,24% no ano
Poupança: 0,3%; no ano 1,67%

Inacreditável. Vou terminar o ano com menos patrimônio do que no começo, mesmo aportando e não fazendo mais retiradas. Se eu estivesse fazendo retiradas estaria arrancando os cabelos à essa altura.

Próximos passos


Montei uma planilhinha tipo quanto mais cair, mais eu aporto. Um dos gatilhos era o TD IPCA 2040 bater 5,5%, o que foi atingido bem antes do que eu pensei. Continuarei até os 6,1%. Será que vai mais ?! Em 2018 na loucura antes da eleição peguei a 6%. Também decidi que o TD IPCA 2045 será o meu título mais longo e não vou mais aportar nele.

Também estou pensando em vender todas ações no próximo bull market. IBOV 130k ? Vai tudo pra vala !

Pelo menos aprendi que não se deve vender na baixa, como no momento atual. Fiz isso em 2008/2009. É complicado. Pior que uma queda brusca como na crise do Covid é uma queda lenta e gradual como a que estamos vendo em 2021/2022.

O problema é que todos os ativos do Brasil são correlacionados. Se os juros aumentam, o TD cai com a marcação a mercado, e a RV cai porque a galera volta pra RF. Por isso dolarizar uma parte é essencial. Estou batendo agora 20% da carteira em ativos no exterior e a tendencia é aumentar.

Bons investimentos e muita paciência a todos !

17 comentários:

  1. Uma queda de 10% não é nada, ainda mais numa carteira bem diversificada como a sua. Ainda estamos bem bolhudos apesar da queda recente, visto que esse governo é so conversa fiada. Tudo indica que o resto desse governo vai ser melancólico igual ao final do período Dilma, pré-impeachment.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde será o fundo do poço né ? Só Deus sabe. Bons investimentos !

      Excluir
  2. Como minha carteira visa renda e não valorização, quanto mais cai, mais feliz eu fico.
    O que me preocupa não são as quedas mas a inflação, pra minha estratégia de longo prazo, a inflação é minha maior preocupação.
    Atualmente só tenho 4 ações na carteira: b3, Renner, abev e Wege.
    B3 e abev carrego a anos, Renner e Weg comprei nas quedas do ano passado. Estou aumentando minha posição em b3.
    Mas 80% da carteira é fii e nos próximos meses vou aproveitar as quedas pra aumentar a rentabilidade e a renda.
    Renda fixa mantenho somente o valor de 1 mês de salário em Selic, mais pra emergências que não aceitem cartão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim também inflaçao é o índice a ser batido. Haja coraçao com esses FIIs, amigo. Fico me coçando pra comprar mas estou me segurando porque a coisa ainda vai piorar pelo visto. Dureza. Obrigado pela visita !

      Excluir
  3. Bom dia QvV! Estar muito alocado em RV BR hoje está complicado mesmo...Ao meu ver, existem duas opções diferentes no momento: parar os aportes e levar para outro tipo de ativo ou apostar na queda e aportar mais na RV BR aproveitando os "preços baixos". Com a RF BR pagando facilmente IPCA+4-5% líquido (com FGC) está cada vez menos vantajoso pagar o risco da RV BR...
    Concordo com você... não é hora de vender na baixa e também acredito que também estou focando em aumentar a carteira internacional no médio prazo. Se estivesse começando agora uma carteira acho que não teria nada em RV BR...ficaria na RV global e no Brasil focaria em RF (no máximo colocaria algo em FIIs).

    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo muitos falando nessa estrategia - RF BR e RV internacional. Alguem ja deve ter feito um backtest, sei la. Outro dia no entanto no reddit alguem comentou e acho que faz sentido, ter cuidado com o periodo de analise pois num mercado minimamente funcional as empresas sempre vao lucrar acima da RF pois afinal se nao fosse assim todos fechariam as portas e colocariam o dinheiro na RF. Obrigado pelo comentario !

      Excluir
  4. Muito boa sua observação sobre a correlação entre 'Juros e Bolsa' no Brasil e a importância da exposição ao dólar.

    Sobre terminar o ano com rentabilidade negativa e se frustrar é algo que acontece com todos nós, mas pense nas dezenas de milhões de pessoas que se quer estão investindo e simplesmente estão deixando a inflação devorar seus salários enquanto ficam na esperança que o governo os salve.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ano complicado, rapaz. Só quem mexe com cripto vai superar a inflaçao. Vamos estudar e tentar fazer essas migalhas render. Bons investimentos !

      Excluir
  5. Para quem quiser pegar boas taxas no Tesouro IPCA, penso que é interessante aguardar aquele momento em que o COPOM sinaliza que a partir dali não deve mais subir. Como a SELIC segue com expectativa de alta, provavelmente teremos taxas melhores no IPCA+ pelo menos até o início do ano que vem.

    Acho que fez bem com as compras, escolheu empresas com bons fundamentos, uma hora a bolsa volta a subir.

    Deve ser muito bom ter uma renda em Euro em um momento de real super desvalorizado como esse :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse momento começou como 8, passou pra 9 e agora falam em 11 ou 12% pra SELIC. Continuo acreditando que o TD vai oferecer taxas melhores no segundo semestre, com toda a instabilidade e gritaria por causa das eleiçoes. E como tudo é correlacionado, a bolsa vai pra vala junto. Brasil é só emoçao ! Obrigado pela visita !

      Excluir
  6. E muitos acham que a renda fixa é fixa.

    Um abraço!

    SDB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É fixa mas varia haha. Bem vindo à Finansfera !

      Excluir
  7. Olá Vagabundo, bom dia

    No Brasil, o pesadelo é constante, mas pode fornecer boas oportunidades para quem está preparado.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil até o passado é incerto. Haja coraçao ! Abs

      Excluir
  8. ficava puto porque eu nunca superava o índice: Pois é meu camarada, muito poucos superam e dá um trabalho danado. Meta tudo no PIBB11 e pronto, nada de trabalho e 100% de correlação com o mercado...quer mais que 100? alavanca!
    -Quero ver quem é o maluco q vai superar a inflaçào neste ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só quem investiu em cripto vai superar a inflaçao... bons investimentos pra vc !

      Excluir
  9. Filme de horror sem fim. Esse mes tá indo ladeira abaixo de novo. Boa sorte ae !

    ResponderExcluir