Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

5 anos de blog: retrospectiva e planos para 2022


Há pouco mais de 5 anos eu balançava numa rede enquanto descobria atonito os primeiros artigos sobre independencia financeira. Minha vida nunca mais foi a mesma. De lá pra cá organizei todas contas e investimentos que fui juntando ao longo dos anos, saí da renda fixa e fundos de bancao pra essa maçaroca que voces veem todo mes no meu fechamento. 

Como tenho me saído ?



Aqui cabem algumas observações:

1 - Em 5 anos, minhas ações escolhidas a dedo mal superaram o CDI. Está ficando cada vez mais difícil justificar esse investimento. Quando é que vou ter aquele ganho maroto de 30% num ano ? Daqui 20 anos ? A paciência está se esgotando. Será que a vida é muito curta pra investir na Bovespa ?

2 - FIIs com todos seus defeitos e maracutaias tem trazido um resultado consistente na forma de dividendos. E só. As cotas tiveram valorização pífia.

3 - Investir no exterior provou ser a melhor forma de preservar e até multiplicar meu capital.

TNRP

Ao recalcular minha TNRP achei um bug na planilha. Na verdade estou melhor do que pensava ! Segue TNRP correta ano a ano:


Ano    TNRP

2019    4,3%

2020    2,8%

2021    2,6%

2022    2,6%

Veja:

A primeira TNRP de 4,3% foi calculada no início de 2019. Foi um ano sensacional para os investimentos, fazendo com que a taxa baixasse para 2,8%. Daí 2020 e 2021 foram essa nhaca, a baixa rentabilidade manteve a TNRP estagnada, mesmo que num nível bastante confortável. Se minha grana render todo ano 2,6% acima da inflação, não precisarei mais trabalhar.

Carteira e alocação alvo


Tesouro direto (Pré-fixado, IPCA, Selic): 21%
Estou de olho no TD 2040 com juros. Vou encerrar posição no fundo Sul Ameríca Juro Real Curto, que eu usava pra investir nos títulos de curto prazo. Pra isso tenho a escadinha de CDB, portanto não vejo sentido em manter.
 
Renda Fixa (CDB, LCx): 21%
Segue a escadinha de CDB. Será incrementada com IFRA11 e KDIF11.

Fundos: 17%
Aqui haverão mudanças significativas em ouro e debêntures:


Ativo

Tx Adm

Liquidez

3 anos

1 ano

Come cotas ?

Sai

Trend Ouro

0,5

D+5

39,53

-2,31

Sim

Entra

BIAU39 - BDR do ETF IAU

0,25

D+2

40,96

-3,99

Nao









Ativo

Tx Adm

Liquidez

2 anos

1 ano

Dividendos ?

Sai

XP Debentures Incentivadas

1

D+30

12,79

5,1

Nao

Entra

KDIF11

1,13

D+2

14,68

10,19

Sim

Entra

IFRA11

0,85

D+2

19,74

9,42

Sim



Acho que os números acima falam por si só. A idéia é aumentar a liquidez, diminuir custos e quem sabe fazer a grana render mais.

FGTS: 0%
Talvez o evento financeiro mais importante do ano: enfim vou poder sacar toda grana do meu último emprego. Vou reinvestir em Renda Fixa, TD e talvez FIIs, dependendo do preço.

Reinvestir os dividendos. A partir dos 99 mil pontos posso talvez fazer um aporte mais gordinho. Livrar-se de ODPV3 e SEER3 pra simplificar e porque já encheram o saco !

FIIs: 13%
Reinvestir os dividendos. Devem haver alguns momentos de irracionalidade onde espero ter algo em caixa pra fazer um aporte melhorzinho pra aproveitar a promoçao.

EUR: 16%
Pelo que tenho lido, o tio Sam vai subir seus juros no primeiro semestre, causando quedas no mundo inteiro. Sei que não se deve fazer "time the market" mas sinto muito, vou deixar tudo em cash e só volto a investir no segundo semestre. 
 
USD: 6%
Vale o mesmo racional dos investimentos em euro. Para ficar simples, BIAU39 mencionado acima vai ser contabilizado aqui, junto com o IVVB11. Sei que sao ativos bem diferentes, porem ambos são dolarizados.

Outros ativos


Reserva de segurança (SELIC, RF): minha idéia é deixar aqui o equivalente a 2 anos de despesas, descontando dividendos. Exemplo: despesa anual 100k menos dividendos 30k = 70k, ou seja, a reserva deve conter 70k x 2 = 140k. Atualmente tenho 1 ano, o que é suficiente, mas como no futuro pretendo virar vagabundo de novo, tem que ter uma gordurinha a mais.

Previdência Privada: a partir desse ano vou contabilizar aqui a previdência que tive numa temporada que passei na terra do tio Sam, a qual antes eu jogava na carteira USD. Com esse ajuste acabo ficando com muita coisa em previdência privada. Para reequilibrar, assim como em 2021, quero sacar do PGBL o máximo possível sem superar a faixa de 15% de imposto.

Apartamento: no frigir dos ovos preferi tentar alugar de novo ao invés de vender e investir a grana, por causa do imposto sobre o lucro. Preferiria vender se fosse pra comprar outro e assim escapar do imposto.

Trabalho


Passei o período de experiencia com louvor e agora posso começar a por as asinhas de fora. Quero aumento ! Se não me derem faço operação tartaruga ! haha !

Em geral, se o Sr. Mercado for generoso e fizer meu patrimônio crescer 10% eu me sinto seguro pra virar vagabundo de novo. Mas aí já sao outros 500...

Bons investimentos a todos e obrigado pela audiência !

14 comentários:

  1. Olá, Vagabundo.

    Parabéns pelos 5 anos de blog.
    Eu já pensei em investir em debentures, mas ainda não investi. Acho meio arriscado, prefiro ações mesmo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu cowboy !
      Sobre debentures e risco, é igual acoes - tem q diversificar pra diminuir

      Excluir
  2. Vagabundo, parabéns pelos 5 anos de blog.

    Quanto às ações, acho que só o buy and hold é que salva, e só no longo prazo também..(acho que acima de 15 anos, pelo menos).

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Engenheiro! Já nao sei dizer se buy and hold de bovespa vale a pena. Somos um mercado emergente e de alto risco, com alta volatilidade. Os investidores estrangeiros nao fazem BH aqui. Os caras surfam a alta, vendem tudo e compram de novo em momentos como o atual. E o ciclo se repete. Bons investimentos !

      Excluir
  3. Esta é minha principal crítica a TNRP. "Se minha grana render todo ano 2,6% acima da inflação, não precisarei mais trabalhar."
    Cara isso é uma coisa que vc nao tem controle nenhum. Com a TSR vc pelo menos tem controle pq quanto vc gasta é sim possível de controlar de certa forma, já quanto vai rendar, impossível. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguma confusão aí, pq para determinar uma TSR vc também depende de rentabilidade. Se corto as despesas a TNRP diminui (nao precisa render tanto), e a TSR aumenta (vc pode retirar mais). Em ambas vc tem controle sobre as despesas, mas depende sim de rentabilidade, nao tem jeito. Valeu!

      Excluir
  4. QVV, infelizmente ações é isso, estou nessa desde 2014 e em boa parte do período fiquei praticamente de lado ou abaixo do investido, vc não está sozinho, rs. Eu penso que vai fazer sentido em 20, 30 anos. Segue o jogo. Parabéns pela Jornada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pelo menos superou o CDI ? Pra mim a relaçao risco/retorno foi ruim. Sei q é longo prazo, mas quao longo ? No longo prazo estaremos todos mortos. Obrigado pela visita !

      Excluir
  5. Vagabundo, parabéns pelos 5 anos!

    Ri alto aqui com a frase final do planejamento para uma nova temporada de vagabundo kkkkkk

    acompanharemos episódio a episódio dessa aventura.

    abs
    P.I.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelos 5 anos de blog! Infelizmente Brasil é isso mesmo, sempre tem algum problema e a bolsa não decola muito, mas pelo menos ganhou um pouco a mais. Abs

    ResponderExcluir